O Brasil é um dos maiores produtores de frutas in natura do mundo
O mercado interno apresenta um potencial enorme, visto que os brasileiros consomem muito menos que a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o mercado externo também apresenta grandes expectativas, visto que a participação brasileira no mercado global é de aproximadamente 1% (cerca de US$ 1,0 bilhão anuais).
Frutas brasileiras pelo mundo
Infelizmente, as frutas de maior qualidade não estão na mesa dos brasileiros. A verdade é que produtos melhores exigem mais cuidados e custam mais caro produzir e o mercado externo tem melhor preço de venda.
Mas a tendência é que este panorama mude de figura! O consumidor brasileiro já está exigindo produtos melhores. Desta forma, se você olhar as prateleiras dos mercados, começa a ver produtos que não apareciam.
É o caso de melões e melancias produzidos pela Agrícola Famosa (Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia), pelas mangas produzidas pela Agrodan (Pernambuco e Bahia), pelas uvas produzidas pela Labrunier (Bahia e Pernambuco), entre tantas outras empresas e agricultores sertão a fora.
Sertão – a região mais seca do Brasil será o “Pomar do mundo”
“O sertão vai virar mar”, já dizia a música que se popularizou nas vozes da dupla Sá & Guarabira. Mas se os autores vissem a revolução que está acontecendo no sertão, eles diriam “O sertão vai virar pomar” e não doeria nada no coração de nenhum produtor nordestino!
No semiárido nordestino raramente chove mais de 500 mm no ano! Os solos são pobres em matéria orgânica e as temperaturas facilmente ultrapassam os 30ºC de média. Mas, isto não impede a tecnologia de transformar terras secas em pomares frondosos.
Água na quantidade certa e no momento certo
Hoje, os produtores nordestinos entenderam que jogar água não é a forma mais correta de se produzir.
Tudo se resume a um bom planejamento, um bom projeto de irrigação e fertirrigação! Assim, com menos água, é possível driblar as agruras sertanejas.
Com dimensionamento dos equipamentos adequados para proteção e eficiência do seu sistema de irrigação, respeitando os requisitos agronômicos da cultura e operacional das atividades de produção, o produtor nordestino está mudando o seu panorama.
ATENÇÃO! Um bom sistema mal instalado pode atrapalhar mais do que ajudar!
Um sistema de irrigação possui equipamentos que carecem de atenção. Caso contrário, você terá problemas constantes e isso afetará sua produtividade e consequentemente a rentabilidade do seu negócio.
Outro fator para manter a produtividade desejada e manter os custos controlados está no bom manejo do sistema.
Falta de água pode ser bom!
Lembre-se de que o excesso de água pode promover no solo uma saturação, impedindo que as raízes respirem, e jogando para baixo a produtividade do cultivo.
Usando a água de forma racional, os produtores nordestinos estão dando aula de sustentabilidade e produtividade. Procurar por empresas sólidas no ramo de irrigação e que tenham experiência para orientação correta é fundamental, sem se esquecer da orientação técnica de profissional habilitado.
Leia também:
Irrigação – Planejamento eficiente e sustentável
Irrigação – Para ser eficiente precisa ser sustentável e econômica
Irrigação – Tecnologia simples e de baixo custo é alternativa para agricultura familiar