O aparelho pode ser construído com materiais recicláveis, para utilização em jardins, floricultura, hortas ou agricultura de pequena escala
O irrigador da Embrapa utiliza método de gotejamento, mas o produto ainda deverá ganhar válvulas de controle do fluxo de água que terão o objetivo de garantir que tenha um aproveitamento mais eficiente da água na agropecuária, fazendo com que em caso de o solo estar úmido e não precise de água, o aparelho ficará bloqueado para liberá-la, mesmo que esteja recebendo luz do sol.
Vantagens do irrigador
O benefício mais visível é que o irrigador é movido a energia solar. Mas há várias outras características que fazem do irrigador um grande aliado para os produtores.
Sua intensidade de gotejamento pode ser ajustada através da altura do gotejador e o próprio produtor será capaz de colocar nutrientes ou outros tipos de insumo na água do reservatório, maximizando o processo de irrigação.
Além de ser de fácil montagem, ele também tem um custo bastante acessível, podendo inclusive ser construído com objetos que seriam descartados, como garrafas e recipientes de vidro, metal e plástico.
O equipamento conta com uma operação mais econômica e promove uso mais consciente e eficiente da água.
Para maiores detalhes do equipamento baixe o Documento 58 da Embrapa em pdf clicando AQUI.
Leia também:
Irrigação – Para ser eficiente precisa ser sustentável e econômica
Irrigação – Tecnologia simples e de baixo custo é alternativa para agricultura familiar