Ícone do site AGRONEGÓCIO

Livro aborda o uso racional da água na pecuária

Capa do livro "Manejo da água na pecuária – Aplicação de conceitos, princípios e práticas para racionalizar seu uso - Embrapa"

A água é um insumo essencial para a produção pecuária, envolvendo diferentes processos, como o consumo pelos animais e a produção de pastagens

Para auxiliar o setor produtivo a ter uma utilização mais sustentável dos recursos hídricos na propriedade pecuária, a Embrapa Pecuária Sul disponibiliza o livro “Manejo da água na pecuária – Aplicação de conceitos, princípios e práticas para racionalizar seu uso”. O lançamento da publicação aconteceu na Expointer deste ano.

Com edição técnica dos pesquisadores Gustavo Trentin e Marcia Silveira, da Embrapa Pecuária Sul, o livro é dividido em cinco capítulos e busca abranger todo o ciclo dos recursos hídricos em um sistema de produção pecuário, trazendo diferentes abordagens sobre a água dentro de um sistema pecuário, possibilitando uma visão mais ampla sobre o uso do recurso. Ao entender esses processos, o produtor tem mais condições de fazer um planejamento sobre a utilização dos recursos hídricos e, com isso, tornar seu sistema de produção mais eficiente e sustentável.

No primeiro capítulo “Uma abordagem sobre a água na pecuária”, o tema é introduzido de forma geral e fala dos objetivos gerais da obra. Já o segundo capítulo, “Água na atmosfera e sua relação com sistemas pecuários”, trata das entradas e saídas dos recursos hídricos em um sistema, e os fatores climáticos responsáveis por esses processos. Nesse sentido, é ressaltada a importância do acompanhamento das informações/previsões meteorológicas para orientar a tomada de decisões em diferentes momentos.

Representação gráfica do sistema edáfico que resulta da relação e interdependência entre água,
atividade biológica e solo: 1 – Detalhe da água que infiltrou e está armazenada nos espaços
vazios criados pelos agregados e raízes; 2 – Agregado formado pelas raízes e microrganismos
no sistema edáfico; 3 – Atividade biológica da macro e mesofauna edáfica; 4 – Microrganismos – fungos,
bactérias e actinomicetos – associados à rizosfera das plantas –
Ilustração: Leandro Volk

A “Água no solo em sistemas pecuários” é tema do terceiro capítulo. Nele são apresentadas as interrelações entre a água e a atividade biológica do solo, bem como aspectos relacionados com os processos de infiltração, armazenamento e aproveitamento da água no solo. O quarto capítulo, “Água na planta no contexto da produção animal a pasto”, aborda o manejo hídrico relacionado ao desenvolvimento de plantas forrageiras e as estratégias para minimizar as variações meteorológicas.

Animais tendo acesso direto a fontes de água na propriedade – Foto: Márcia Silveira

O quinto e último capítulo é intitulado “Água na pecuária – Requerimento animal e gerenciamento das fontes”. Nele são abordadas questões relativas à água utilizada parta consumo dos animais, enfocando a utilização racional do insumo, bem como a importância de oferecer água de qualidade para os bovinos.

Além dos pesquisadores Márcia Silveira e Gustavo Trentin, o livro conta com a colaboração dos seguintes autores: Alessandro Pelegrine Minho (Embrapa Pecuária Sudeste), Bráulio Maia de Lana Sousa (Universidade Federal de Sergipe), Emanuelle Baldo Gaspar (Embrapa Pecuária Sul), Leandro Martins Barbero (Universidade Federal de Uberlândia), José Pedro Trindade (Embrapa Pecuária Sul), Leandro da Silva Volk (Embrapa Pecuária Sul), Roberto Trentin (Universidade Federal de Pelotas) e Cristina Moraes Genro (Embrapa Pecuária Sul).

Gaucho conduzindo gado no pasto

A publicação pode ser acessada gratuitamente CLICANDO AQUI

Leia também:

Sair da versão mobile