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Lúpulo – Como desenvolver o mercado interno?

Lúpulo

O Brasil hoje importa 98% do lúpulo que consome, o que corresponde a cerca de 1 bilhão e 100 milhões de reais

Regiões do país, como o Rio Grande do Sul, já têm um núcleo forte de produção de lúpulo na região da Serra e no Vale do Caí, mas o principal gargalo é o beneficiamento, que ainda é muito caro.

Mas para evoluirmos é preciso mais do que apenas reduzir estes custos. Algumas ações são importantíssimas como:

Resultados de pesquisas realizadas apontam que a maioria das propriedades que cultivam lúpulo, 71% é de áreas com até 50 hectares. E 50% dos produtores não têm como principal renda a agropecuária, têm algum tipo de vínculo com o mundo das cervejas artesanais e busca rentabilidade num novo negócio.

Além disso, a pesquisa mostrou também um perfil mais jovem e empreendedor: 62,5% têm idade entre 30 e 39 anos. Entre as principais dificuldades detectadas pela pesquisa estão a comercialização do produto.

Lúpulo como alternativa a outras culturas que já não apresentam o mesmo rendimento

Já estão em andamento estudos de viabilidade técnica do lúpulo, a produção de um Manual de Boas Práticas e uma proposta de desenvolvimento de políticas públicas para compra de pequenas plantas de beneficiamento e treinamento de técnicos.

Se você procura novas opções de culturas para o seu empreendimento, pense no lúpulo, pode ser uma boa surpresa.

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