Um dos principais eventos de exposição da raça, a edição 2025 terá formato inédito, com destaque para provas e leilão inovador
A edição de 2025 do tradicional evento Mancha Crioula, um dos maiores encontros de cavalos crioulos do país, será marcada por um novo formato e pela realização de um remate virtual. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de março, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e contará com uma série de inovações que visam aprimorar a experiência para expositores e público. Em uma parceria inédita com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região (NCCC 6ª Região), a programação incluirá, além do julgamento de Incentivos e Marcados, um grande leilão virtual.
A Trajano Silva Remates, organizadora do evento, decidiu introduzir mudanças significativas na edição deste ano, com o objetivo de agregar mais valor ao remate. O remate será realizado na modalidade virtual, por meio da plataforma Trajano Web, o que permite que os animais leiloados carreguem consigo algum título ou prêmio conquistado durante a exposição, ampliando o interesse dos compradores.
Além disso, a data do remate também foi alterada. Ele ocorrerá após os julgamentos da exposição, permitindo que os compradores vejam os animais já avaliados antes de fazer suas ofertas. A organização está otimista quanto ao novo formato e à equipe que será responsável pela avaliação dos animais. Este ano, a parceria com o NCCC 6ª Região se destaca com a realização de provas credenciadoras, como a Mista, Freio Jovem e Freio do Proprietário, antes de cada etapa do Mancha Crioula. Essas provas visam integrar ainda mais os públicos e promover as pelagens bragada, oveira e tobiana. O presidente do NCCC, Gilberto Conte Maia, destacou a importância dessa colaboração: “Será uma grande oportunidade para todos, com um convívio estreito entre os dois públicos por meio das atividades que serão realizadas”, afirmou.