MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Trator em operação no campo com o por do sol ao fundo

A manutenção de máquinas agrícolas se tornou uma preocupação constante na agricultura

A tecnologia ganhou força no campo, trouxe mais eficiência, rapidez e menos custos para a produção e, hoje, o maquinário faz parte da rotina. E a manutenção de máquinas agrícolas se tornou uma preocupação constante na agricultura.

Imagine uma colheitadeira parada porque necessita da substituição de uma peça que vai demorar dias para chegar. Prejuízo na certa!

Evitar imprevistos garante mais eficiência na produção

Por isso mesmo a manutenção de máquinas agrícolas feita corretamente é uma forma de minimizar ou eliminar problemas como este. E manutenção não se trata apenas de consertar equipamentos danificados, mas também de trabalhar de forma preventiva para que os danos não aconteçam e não prejudiquem a rotina da propriedade.

As consequências da falta de manutenção

Insatisfação dos clientes, já que as entregas podem ocorrer fora do prazo ou com uma qualidade inferior à de costume, queda na produtividade e na qualidade, paralisação da cadeia produtiva… Esses são alguns riscos que podem ser causados pela falta de uma manutenção adequada.

Mecânico limpando peça do trator

Mas o maior risco que deve ser levado em conta está relacionado à segurança e à saúde dos trabalhadores. Afinal, defeitos e desgastes nas máquinas aumentam o risco de acidentes como panes elétricas e peças que podem se soltar.

A vida e a integridade dos operadores
em perigo é o que torna a manutenção de
máquinas agrícolas ainda mais importante.

O barato sai caro, como diz o ditado

O aumento dos custos é outra consequência da falta de manutenção. Se os cuidados são preventivos, gasta-se muito menos do que em manutenções corretivas, que não só exigem reparos mais caros, mas também paralisam a produção. Além disso, a vida útil das máquinas é reduzida sem a prevenção, o que demanda uma substituição mais rápida dos equipamentos.

A manutenção de máquinas agrícolas pode ocorrer de duas formas

Preventiva. É feita antes de o equipamento apresentar defeito, justamente para evitar que isso aconteça.

Neste caso, é indispensável ler o manual de instruções dos equipamentos. Isso porque existem procedimentos que devem ser feitos periodicamente, seja em um intervalo específico de tempo, seja de acordo com as horas trabalhadas, e todas as informações sobre isso estão disponíveis nesse material.

Por exemplo, conferir a água do radiador e a lubrificação das correias é um processo que precisa virar parte da rotina, pois previne problemas no funcionamento das máquinas durante a operação. Porém, existem outros procedimentos preventivos que são mais demorados e que, nesse caso, precisam ser feitos por profissionais especializados.

Corretiva. Realizada quando algum problema ocorre no maquinário e precisa ser corrigido.

Mecânico com ferramenta e proprietário satisfeito fazendo joinha

O primeiro passo é procurar uma oficina autorizada, principalmente se o maquinário ainda estiver na garantia. Esses locais são mais indicados porque têm experiência e treinamento com o produto, o que contribui para um reparo mais rápido e eficiente. Além disso, dê sempre preferência para as peças originais na hora da troca.

Quanto mais investimento em manutenção preventiva,
menores são as chances de a
manutenção corretiva ser necessária.

Aumento da vida útil

A manutenção de máquinas agrícolas, principalmente quando se trata da preventiva, é uma maneira de aumentar a vida útil desses equipamentos, mas não a única. Para que tenham mais durabilidade, você pode seguir outras dicas, como:

  • guardar o maquinário em local apropriado,
  • evitar que pessoas sem treinamento o operem e
  • seguir todas as orientações do fabricante

Dessa forma, você garante o bom funcionamento do maquinário e, melhor do que isso, assegura que a produção tenha resultados positivos, sem prejuízos por esse motivo.

Leia também: