O programa deverá apresentar estratégias a serem adotadas pelo produtor como medidas de conservação do solo e de preservação de áreas florestais
No início dessa semana o Mapa anunciou que agora em setembro será lançado programa para incentivar produtores rurais a preservar recursos hídricos existentes nas propriedades.
Batizada de “Águas do agro”, a política pública ainda deve abranger a conservação de solo e vegetação ciliar. Os produtores rurais têm quase 25% de toda a vegetação nativa do país dentro das suas propriedades, por isso a importância de incentivar políticas para preservação de água e solo dentro das propriedades.
O programa deverá apresentar estratégias a serem adotadas pelo produtor como as curvas de nível que evitam a formação de erosões no solo e assoreamentos. Não se sabe ainda se devem ser disponibilizadas linhas de crédito para as melhorias ou serviços de assistência técnica aos agricultores e pecuaristas.
A preocupação com a absorção hídrica dos solos e a proteção de águas encontra contexto ainda mais propício diante da pior crise hídrica do país nos últimos 91 anos. Para o ministério, apesar de grave, a escassez de água doce ainda não deve inviabilizar as atividades de irrigação mas ações de conservação são cada vez mais importantes.