A exposição, realizada em Belo Horizonte, MG, reúne as principais raças leiteiras do Brasil e as empresas de tecnologia da pecuária leiteira
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a maior feira de pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) terá sua 20ª edição realizada na capital mineira de Belo Horizonte, com cinco dias de programação, entre os dias 10 e 14 de junho, no Parque da Gameleira, na Av. Amazonas, 6020, Gameleira. O evento receberá visitantes de vários países da América Latina interessados na genética bovina brasileira e nas tecnologias disponíveis para elevar a produção de leite. As inscrições de animais da raça Girolando podem ser feitas CLICANDO AQUI. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, serão disponibilizadas 600 vagas para julgamento da 34ª Exposição Nacional de Girolando, que integra a programação da exposição.
Já para as competições do 34º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando o período de inscrição vai até 16 de maio. A Girolando dará desconto de 50% para os expositores com rebanhos inscritos no Serviço de Controle Leiteiro a pelo menos três meses, contados a partir da data de inscrição na Megaleite, e que esteja enviando regularmente os dados e as análises de leite para a entidade. Além da raça Girolando, a Megaleite sediará exposições de várias outras raças leiteiras, cujas inscrições serão feitas por cada associação. A feira ainda terá leilões de animais, julgamentos, premiações, palestras, torneios leiteiros, cursos, mostra de animais, atividades lúdicas para crianças e adolescentes, área gourmet, mais de 100 empresas expositoras, dentre outras atrações.
A Megaleite é uma vitrine internacional da pecuária leiteira do Brasil que atrai para a capital mineira milhares de visitantes de diversos países, contribuindo para movimentar a economia local. São inúmeros empregos diretos e indiretos gerados na cidade, dezenas de empresas de diversos segmentos envolvidas e muitos negócios fechados ao longo da exposição. Na última edição, a feira contou com 1500 animais de 160 expositores das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey, Simental e Búfalos. O evento registrou dois recordes de produção de leite no Torneio Leiteiro da raça Girolando. A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia, de propriedade do expositor Fernando Gonçalves dos Santos, bateu o recorde que vinha desde 2015. Ela produziu 306,960 kg/leite, com média de 102,320 kg/leite. Outro recorde foi da vaca jovem Tradição FIV Elixir Santa Luzia, que produziu 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite.
Encerrou com movimentação financeira estimada em R$ 245 milhões. Passaram pelo parque cerca de 80 mil pessoas, incluindo comitivas de vários países, tais como Índia, Colômbia, México, Equador, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Bolívia e Venezuela, além de brasileiros de norte a sul do Brasil. Recorde de público, de expositores, de negócios, de satisfação, recorde de produção de vacas no torneio leiteiro, grande campeã uma vaca 5/8 com recorde de produção mostrando a evolução da raça. Foi mais MEGA do que nunca.