MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Produção de mel

O Serviço Municipal de Inspeção (SIM) de Atibaia, no interior de São Paulo, foi integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), permitindo que agroindústrias de mel locais comercializem seus produtos em todo o território nacional. A Portaria SDA/MAPA Nº 1.218, de 26 de dezembro de 2024, que integra o Serviço de Inspeção Municipal de Atibaia ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, marca um avanço significativo para o município, que anteriormente tinha restrição de vendas apenas para o mercado local.

Com a certificação, sete empresas de Atibaia já estão aptas a comercializar seus produtos em nível nacional e outras três estão com o processo em tramitação. A expectativa é que outros produtos de origem animal possam ser inseridos no escopo da autorização. A MBee, agroindústria especializada em mel e gastronomia, é uma das quais são inspecionadas e a integração ao Sisbi-POA foi um divisor de águas para a empresa, que prevê um crescimento de 20% a 25% em 2025. A empresa é a primeira autorizada a vender para todo o Brasil e há anos a agroindústria tem a inspeção municipal, sendo a primeira para méis de abelha nativa no estado.

Mel de abelhas de Atibaia
Mel de abelhas de Atibaia

Além do mel, o município pretende ampliar a certificação para incluir outros produtos de origem animal, como queijos e embutidos, que possuem grande potencial de mercado nos grandes centros urbanos. O processo para a integração ao Sisbi-POA levou cerca de dois anos e meio, incluindo ajustes no Serviço Municipal de Inspeção. A Prefeitura de Atibaia investiu em estrutura, contratação de médico veterinário, veículos e equipamentos. A cidade também recebeu suporte técnico do Mapa para fazer as adequações necessárias no SIM e conseguir a integração, como também estudou experiências de outros municípios para cumprir os requisitos do programa.

Mel certificado da MBee
Mel certificado da MBee
Sisbi-POA em São Paulo

Atibaia é a 10ª cidade do estado de São Paulo a conquistar a certificação de forma individual. Outros dois consórcios intermunicipais no estado também realizam inspeções pelo Sisbi-POA. De acordo com o MAPA, a integração ao Sisbi-POA estimula o desenvolvimento local, gerando emprego e renda. O programa, instituído em 2006, busca padronizar os procedimentos de inspeção e garantir a segurança alimentar.

Desde 2023, a gestão federal intensificou o processo de certificação, com mais de 1,5 mil municípios em processo de integração ao Sisbi-POA. O objetivo é ampliar o número de cidades certificadas, saindo de 300 para quase 2 mil em todo o país. A integração ao Sisbi-POA leva, não apenas aos produtores, mas a todo o município, o estímulo para o desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Leia também: