APICULTURA -  Como montar um apiário

Acalmando o cavalo

O nervosismo do seu cavalo pode ser um reflexo do seu próprio nervosismo

Esta situação depende um pouco de técnica e muito de paciência. Um animal arredio ou tenso pode estar nestas condições por dois motivos:

  • sua natureza
  • decorrente de algum acontecimento momentâneo e inesperado

Veja como manejar o animal corretamente evitando deixá-lo ainda mais irritado.

Você tem que relaxar! Antes do cavalo. O nervosismo do seu cavalo pode ser um reflexo do seu próprio nervosismo. Respire. Acalme-se. Tome conta da situação. Em primeiro lugar, aproxime-se com suavidade, devagar. Não grite. Converse com o cavalo! Use um tom de voz mais baixo e fale mais lentamente. Demonstrar tranquilidade e uma postura equilibrada é fundamental para que o animal corresponda reduzindo a ansiedade que o tomou. Ao se aproximar, acaricie o pescoço do animal (quando ele permitir o toque!). O animal precisa entender que está em segurança. ATENÇÃO: se esta é uma situação que se repete algumas vezes, considere a existência de algum fator de irritabilidade que precisa ser identificado e eliminado.

Medo. O motivo do desequilíbrio do seu cavalo pode ser um objeto ou uma situação da qual ele tem medo. É preciso identificar essa conexão. Aproxime devagar e com tranquilidade o animal do objeto que instiga medo e deixe que ele cheire e interaja com o mesmo.  É um momento em que ele compreenderá que não há nenhuma ameaça. Dentre os objetos que despertam medo em cavalos com mais frequência podemos citar:

  • equipamentos agrícolas,
  • latas de lixo,
  • edificações,
  • veículos
  • e até rochas.

Mantenha-se sempre atento para determinar o que está o deixando assustado.

Acalmando o cavalo
Acalmando o cavalo

Situações de estresse. Para alguns cavalos, é extremamente estressante estar exposto a algumas situações que fujam do seu cotidiano. Entrar em lugares fechados ou escuros como pistas cobertas, por exemplo. O ideal, ao perceber esse comportamento, é deixar que o equino se acostume com o ambiente. Dê tempo para o animal se habituar. Se o seu animal apresenta problemas com novas situações e você precisa expô-lo a elas, pratique com ele, faça-o se adaptar antes do dia em que precisar que ele entre em uma situação de estresse. O que é novo pode ser muito assustador para um cavalo e você não vai querer deixá-lo nervoso em algum lugar que ele possa comprometer a segurança de todos, inclusive a dele.

Desvie a atenção do cavalo. Nos momentos de grande tensão, estimule o animal a realizar outra atividade. Mova-o de um lado para o outro e de frente para trás. Deslocamentos que desenhem formas, como círculos e quadrados, podem ajudar a deixar os equinos mais tranquilos. O objetivo de fazer isso é desviar a atenção deles do sentimento negativo que os deixa potencialmente incontrolados e focar em algo positivo que demande energia.

Suplementos calmantes. Há, no mercado, diversos suplementos calmantes para cavalos. Esta é uma ótima opção para animais naturalmente mais nervosos e assustados. Em geral, esses suplementos possuem grande quantidade de vitaminas e minerais enquanto atuam deixando-o mais tranquilo. ATENÇÃO: é fundamental contar com a orientação de um veterinário.

Ignore o que assusta o cavalo. Mais uma dica: ignore o objeto que assusta seu cavalo. A partir do momento em que você demonstra que não dá importância ao elemento que desencadeia o nervosismo, transmite mais tranquilidade para o equino. ATENÇÃO: essa estratégia não é eficaz com todos os cavalos. Faça um teste com o seu animal antes de montá-lo, se mesmo com seu comportamento ele se negar a chegar perto do item, vale tentar outra estratégia.

Cavalos - Socialização

Socialização. A simples presença de outros animais, como vacas, pássaros e até outros cavalos pode incomodar um animal. Tenha como hábito promover a socialização dele com outros bichos. Esse contato com outros animais repetidamente o deixará mais seguro em uma situação que poderia deixá-lo tenso (competições, exposições etc.). Repetição é crucial para que o equino compreenda que não há nada que possa machucá-lo, ficando mais tranquilo para reagir mais naturalmente.

Leia também: