Pesquisa costarriquenha mostra que o mel de abelhas sem ferrão da Mesoamérica tem potencial para o desenvolvimento de antibióticos, necessários em um cenário de crise sanitária
Enquanto, por um lado, há cada vez mais bactérias resistentes, por outro, cada vez menos descobrem-se antibióticos, visto que as fontes tradicionais parecem esgotadas.
Insetos sociais
Estas comunidades formadas por indivíduos geneticamente semelhantes da América Latina constituem uma nova fonte de possíveis antibióticos.
Os indivíduos destas comunidades são mais vulneráveis a micróbios causadores de doenças, o que faz com que algumas espécies de insetos sociais estejam associadas a bactérias que produzem antibióticos, que, por sua vez, são úteis para combater doenças em humanos.
Nesse sentido, o mel, os genes, proteínas e microrganismos das abelhas sem ferrão da Mesoamérica têm potencial para ser uma fonte de antibióticos, segundo a pesquisa.
O estudo é baseado em três espécies nativas de abelhas sem ferrão da Mesoamérica: Tetragonisca angustula, Melipona beecheii e Scaptotrigona pectoralis. Todas as três são as espécies de abelhas sem ferrão mais interessantes comercialmente na Costa Rica.
Mel silvestre: um aliado poderoso na sua alimentação
No artigo Mel silvestre: conheça todos os benefícios, você poderá explorar um pouco os benefícios desse produto delicioso e mágico!
Você vai ficar por dentro de diversas vantagens de incorporar o mel na sua dieta, tais como?
- Aumenta as defesas do corpo
- Tem poder antioxidante
- Faz bem ao coração
- Aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a formação de coágulos
- Regula colesterol e triglicerídeos
- Combate bactérias e fungos
- Reduz o tempo de cicatrização
- Trata úlceras nos pés de diabéticos
- Auxilia na cura de lesões de herpes oral e genital
- E MUITO MAIS!!!
Você não tem ideia das ações positivas que o mel cumpre em seu organismo! Além de tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a realização de cirurgia ou ocorrências de queimaduras, ele alivia a dor de garganta, asma e tosse, reduz a inflamação e o inchaço da garganta e dos pulmões, sendo eficiente nos casos de gripe e resfriado, melhora o sono das pessoas, melhora a saúde gastrointestinal, ajuda na memória e na ansiedade, funciona no auxílio contra a insônia, contra a obesidade…
Leia o artigo e saiba como incorporar o mel silvestre em sua rotina!!