Ícone do site AGRONEGÓCIO

Ciência – Microplásticos contaminam plantas comestíveis

Partículas de microplástico na ponta do dedo

Já falamos aqui sobre microplásticos e a maresia. Quando a maresia foi plastificada? Mas agora, o alerta serve para os alimentos

Alface e trigo podem absorver as partículas pelas raízes

Estudo publicado na Nature Sustainability em 13 de julho, mostra que pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS) descobriram que microplásticos contaminam plantas comestíveis, incluindo vegetais que consumimos.

Microplásticos (MPs) são pequenas partículas de plástico com menos de 5 mm de comprimento que são encontradas em todo o oceano e demais ecossistemas aquáticos. MPs já foram identificados, inclusive, em frutos do mar e no sal. A maioria dos MPs é emitida para o ambiente terrestre e se acumula em grandes quantidades no solo. Além disso, partículas secundárias são formadas pela degradação dos plásticos.

As águas residuais, uma importante fonte de água para irrigação agrícola, também contêm MPs de pequeno porte.

Apesar da prevalência de MPs em todo o ambiente, a questão da captação de MPs pelas plantas não recebeu muita atenção, pois, os cientistas acreditavam que as partículas de plástico eram grandes demais para atravessar as barreiras físicas do tecido vegetal.

Novo estudo mostra que MPs podem ser absorvidos por vegetais

Os pesquisadores identificaram que as rachaduras nos locais emergentes de novas raízes laterais das culturas de alface e trigo podem absorver MPs do solo e da água circundantes. Esses MPs podem ser transferidos das raízes para as partes comestíveis da colheita.

A utilização de plástico continua sendo uma das grandes ameaças ao meio ambiente. O que você faz para evitar o seu consumo e descarte equivocado?

Leia também:

Sair da versão mobile