APICULTURA -  Como montar um apiário

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventosExposições, Feiras e FestivaisPremiações e Competições

Minas Láctea 2023 foca em inovação e empreendedorismo

Logo da Minas Láctea 2023

Programação vai destacar possibilidades de mercado e potencialidades profissionais, com palestras e minicursos em Juiz de Fora

O Minas Láctea 2023 será realizado entre os dias 18 a 20 de julho, em Juiz de Fora (MG). O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária Minas Gerais (EPAMIG), contará com todas as atividades na sede do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ILCT) e terá o tema “Inovação e Gourmet”. A edição deste ano terá repaginação em sua configuração e será realizada em formato presencial, tendo a Expolac como palco central, o Congresso Nacional de Laticínios e a Semana do Laticinista.

A Inovação contará com espaço próprio que receberá interações e debates sobre mercado e profissionais do futuro. Nos dias 18 e 19 de julho estão programadas discussões sobre indústria, formação profissional, casos de sucesso e ações em parceria com o Sistema Inovalácteos, com o Centro Regional de Inovações e Transferência de Tecnologias (CRITT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (Silemg).

Panorâmica da Minas Láctea

O Painel “O profissional do futuro do setor de laticínios”, será realizado no dia 18 de julho, às 14h, com o objetivo de fomentar discussões sobre possibilidades de mercado e profissionais do futuro, contando com convidados que são referência na pesquisa/ensino, na indústria e no empreendedorismo.

No dia 19 de julho (quarta-feira), a programação contará com a Reunião Técnica do Silemg, aberta ao público de 10h às 12h. Na parte de tarde, o participante contará com a participação das empresas ganhadoras do “Prêmio de Inovação Tecnológica da Expomaq/Minas Láctea 2022”. Outra novidade será a oficina de “Ideação e Empreendedorismo” do Centro Regional de Inovações e Transferência de Tecnologias (CRITT) com participação do Sistema Inovalácteos, a partir das 15h.

Para participar da programação de Inovação no Minas Láctea 2023 não são necessárias inscrições prévias.

Chamada para a Minas Láctea 2023

A “Inovação e Gourmet” contará ainda com o 36º Congresso Nacional de Laticínios (CNL) e a 42ª Semana do Laticinista, com o 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) e com a 47ª Exposição Produtos Lácteos (Expolac), que vai reunir empresas do setor para a apresentação de inovações para o mercado e contará com palestras e harmonizações de lácteos com vinhos, café e cerveja, dentre outras combinações.

A EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes é mais uma vez parceira do Centro Universitário Academia (UniAcademia) na realização do Desafio Gastronômico Deleite Mineiro. Serão premiados os estudantes do curso de Gastronomia do UniAcademia que criarem os melhores pratos, usando produtos lácteos participantes do Minas Láctea 2023.

O objetivo da premiação é estimular a criação de receitas, fomentar a boa qualidade nas produções gastronômicas e o trabalho em equipe. A disputa será em duas etapas: na primeira seletiva haverá execução dos pratos, degustação, julgamento e seleção das três preparações que participarão da final durante o Minas Láctea no Espaço da Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).

Técnicos na Minas Láctea

Empresas expositoras apresentarão inovações ao mercado, como já acontece tradicionalmente no evento. Está sendo valorizado o cenário de incentivo à inovação ao mesmo tempo que se busca a aproximação, cada vez maior, do mercado consumidor propondo-se um ambiente de compartilhamento de conhecimento e de experiências sensoriais e gastronômicas aliadas ao conhecimento científico.

O Congresso Nacional de Laticínios abordará o tema “Como a indústria de laticínios pode se preparar para o futuro?”, nos dias 18 e 19 de julho. Pela primeira vez, o evento vai dedicar um dia (20 de julho) da programação aos queijos artesanais, cujo tema das discussões será “Inovação e Gourmet com foco nos queijos artesanais mineiros”. A Semana do Laticinista contará com 12 cursos de curta duração (4 horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor.

Banner da Minas Láctea 2023

Leia também: