APICULTURA -  Como montar um apiário

Propagação in vitro do palmito pupunha (Bactris gasipaes)

Protótipo simplifica o processo de clones da planta garantindo maior uniformidade e qualidade 

Um equipamento da Vivetech Agrociências, desenvolvido em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia (IST/PR), promete aumentar em até 40% a produção de palmito pupunha.

Com esta nova tecnologia, o processo de propagação in vitro de palmito permite o aumento do volume de produção das mudas, além de promover um maior grau de perfilhamento, aumento do peso do palmito e uniformidade na lavoura.

O processo é o seguinte: plantas com características desejadas são selecionadas no campo e encaminhadas ao laboratório. Lá, é feita a clonagem desse material, gerando apenas plantas com características otimizadas e que proporcionam incremento de 40% a mais na produção! Depois, as mudas clonais são colocadas num viveiro com condições controladas.

Palmito pupunha (Bractis gasioaes) nas diferentes fases de desenvolvimento desde a propagação in vitro

Teste de campo

Mudas clonadas de palmito foram encaminhadas a um campo experimental no Vale do Ribeira (SP), principal região produtora de palmito pupunha no Brasil, onde foram cultivados ao lado de plantas da mesma espécie obtidas por sementes.
 
As plantas clonais apresentaram uma uniformidade muito superior à de sementes, especialmente condizente com o perfilhamento e o crescimento inicial da planta, o peso do palmito, o número de perfilhos e o tempo de corte do segundo perfilho.A comercialização do equipamento não está em pauta ainda. Por enquanto, a empresa vai disponibilizar ao mercado só as mudas clonais.

Leia também: