APICULTURA -  Como montar um apiário

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasPremiações e CompetiçõesSem categoria

Na safra do figo tem festa em Nova Petrópolis

Chamada para a Festa do Figo 2025

Nos dias 08 e 09 de fevereiro, a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe será o palco da edição histórica da 50ª Festa do Figo de Nova Petrópolis. O evento reúne cultura, sabores coloniais e a calorosa receptividade que só uma autêntica festa de interior pode proporcionar. A Festa do Figo, que ocorre anualmente, é o maior evento do interior do município e celebra a colheita do figo e o árduo trabalho do agricultor. Em 2025, a festa completa 50 anos de história e acontece na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Araripe, localizada no Km 18 da RS-235.

A festa é considerada uma verdadeira feira da agricultura, repleta de aromas e sabores. É na Festa do Figo que o visitante e a população da região consegue apreciar toda a dedicação de cada produtor, valorizando e incentivando a agricultura local. O visitante poderá adquirir as delícias produzidas pelas famílias locais, como as cucas de figo, de uva e de açúcar, quentinhas, preparadas na hora, além de frutas in natura, produtos orgânicos, salames, queijos e até um exclusivo chope de figo. Haverá ainda festival de bandas e bandinhas típicas, feira de máquinas e implementos agrícolas, concurso e premiação de expositores, entre outras atrações. A festa tem entrada e estacionamento gratuitos.

A rainha Caroline Fenner e as princesas Cristiele Amanda Reisdoerfer e Nicoli Maiara Oberherr
A rainha Caroline Fenner e as princesas Cristiele Amanda Reisdoerfer e Nicoli Maiara Oberherr
Os visitantes poderão adquirir figo e seus derivados
Os visitantes poderão adquirir figo e seus derivados
O exclusivo chope de figo

Um dos destaques desta edição é a Caminhada da Festa do Figo, que ocorre no dia 8 de fevereiro. O trajeto será de 11,5 km e passará por linhas e estradas do interior de Nova Petrópolis. Durante o percurso, os caminhantes terão a oportunidade de passar por pomares de figos, onde poderão colher os frutos diretamente do pé para consumo imediato. Para participar, a inscrição deve ser feita até o dia 7 de fevereiro através de um documento eletrônico disponibilizado nas redes sociais do evento (@festadofigonp).

As duas comunidades do interior dedicam quase 200 pessoas para todo o evento, desde os pontos de comercialização do figo e seus derivados até a parte do almoço – neste caso, são 100 pessoas envolvidas. Nos dois dias do evento, haverá almoço típico com churrasco servido à mesa. O cartão para o almoço deverá ser adquirido na hora, ao custo de 65 reais.

Nova Petrópolis é o 2º maior produtor de figo do Estado. Na safra 2024/2025, que costuma ir de janeiro a abril, as variedades pingo de mel, negrito e roxo de Valinhos são produzidas em Nova Petrópolis por aproximadamente 55 produtores dedicados ao cultivo comercial da figueira. São cerca de 40 hectares que, em um ano sem problemas climáticos, proporcionam uma colheita de aproximadamente 600 toneladas da fruta. Porém, nesta safra a expectativa é de colher 550 toneladas da fruta, o que representa uma pequena redução em relação aos valores históricos. Isso se deve ao comprometimento de algumas áreas que foram alagadas e tiveram as plantas comprometidas durante a enchente de abril/maio de 2024. A área de cultivo atualmente se mantém estável, com os produtores fazendo a renovação habitual dos pomares. O andamento do ciclo da cultura é normal, não havendo adiantamento ou atraso nos fluxos de colheita. É possível ter frutos da figueira entre uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.

A Festa do Figo e seu mascote
A Festa do Figo e seu mascote
Chamada para a Festa do Figo de Nova Petrópolis

A colheita de figos continua em ritmo acelerado, especialmente nas comunidades da “região baixa”, próximas ao Rio Caí, com grandes volumes colhidos da cultivar Roxo de Valinhos durante a última semana. Já nas comunidades da “região alta”, com predominância das cultivares Negrito e Pingo de Mel, a colheita está na fase inicial. Cerca de 60% da produção do fruto no município é destinada para a industrialização. O restante, é comercializado na Ceasa, consumida in natura, vendida diretamente ao consumidor e utilizada por indústrias caseiras de doces.

A qualidade da fruta é muito boa e a expectativa é grande para a 50ª Festa do Figo. Os produtores realizam a comercialização com facilidade, escoando toda a produção, seja para as indústrias, mercados ou venda direta ao consumidor. A 50ª edição da Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Panfácil, Hypernova Internet, Cervejaria Edelbrau e Lojas Dakota. O evento tem apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café.

Banner da Festa do Figo

A Festa do Figo é muito mais do que um evento. Além de fortalecer o agroturismo, é uma celebração que reflete a essência e a união da comunidade. Realizada com o esforço e a dedicação de voluntários, a festa demonstra o amor que os moradores têm por suas raízes e tradições, sendo uma forma de incentivar a permanência do jovem no campo, que se forma mas permanece na propriedade dos pais para ajudá-los na produção de frutas, em especial o figo, continuando o legado da família.

Leia também: