APICULTURA -  Como montar um apiário

BlogGastronomia

NaPanela – Carne de jaca é sucesso entre veganos

Jaqueira com frutos

Coxinha, salpicão, fricassé são algumas das opções que utilizam a fruta A jaca é a nova estrela daqueles que optaram pelos estilos de vida vegetariano e vegano. Mas como? Com a fruta ainda verde, é produzida uma “carne” que vem sendo usada em receitas variadas em restaurantes e lojinhas de produtos naturais. 

Quem comeu garante que é carne mesmo ou frango desfiado. 

A jaca é rica em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, e em cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2, responsável pela produção de energia, e B5 (niacina), importante na redução do colesterol. 

Que tal experimentar CARNE DE JACA?

Ingredientes

1 jaca verde pequena
2 cebolas médias picadas
2 tomates grandes picados
Cheiro verde picado (a gosto)
Azeitonas picadas (100 g)
Champignon picado (150 g)
1 litro de água
Azeite a gosto
2 dentes de alho amassado
Tempero artificial de legumes

Gomos de jaca com os caroços num prato sobre a mesa

Preparo

Corte a jaca em pedaços médios. Coloque na panela de pressão e acrescente água até cobrir. Utiliza fogo médio e cozinhe 35 minutos (após pegar pressão). Retire a panela do fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e reserve a jaca.

Atenção: cuidado ao abrir a panela! A jaca pode sair preta… É normal.

Pegue uma tábua ou prato de cozinha e comece a retirar a casca e o talo do meio de todos os pedaços. Com a ajuda de um garfo, vá desfiando a “carne” da jaca e vá reservando. Descarte as sementes e suas casquinhas, elas não serão usadas neste prato

Em uma panela, acrescente azeite para dourar o alho amassado, sal e a cebola picada; frite até dourar a cebola. Acrescente aos poucos a carne da jaca, o tomate, a azeitona e o champignon. E misture para o tomate dar um pouco de caldo. Acrescente os temperos escolhidos e misture após acrescente o cheiro-verde picado. Misture até ficar tudo bem homogêneo e desligue a panela. Opções: Saboreie com arroz ou use para rechear coxinhas ou escondidinhos.

Coma com moderação! Nada de “enfiar o pé na jaca”! hehehehe

Leia também: