A receita nasceu da fusão das tradições culinárias indígena e europeia, o pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, que antigamente era utilizada em rituais
O milho é o principal insumo na criação de animais de produção. No entanto, o cereal está presente em vários momentos da vida do brasileiro, seja nos produtos que utilizamos que são feitos a partir do grão ou na mesa, como ingrediente de deliciosas receitas.
O curau de milho é uma tradição, um dos doces mais pedidos nas festas juninas! O preparo desse doce de milho é bem simples e qualquer um pode fazer. Originalmente é uma receita brasileira preparada com milho, leite, manteiga, açúcar, canela e sal. Esta sobremesa pode ser preparada com consistência de um mingau ou preparada mais firme e consumida fria.
A receita nasceu da fusão das tradições culinárias indígena e europeia, o pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, que antigamente era utilizada em rituais. O próprio nome em Tupi já define sua origem, “minga’u”.
Os grãos de milho são retirados manualmente da espiga (se preferir pode usar o milho em lata). Este processo rompe alguns grãos, liberando amido do endosperma. O grão de milho possui em média 60% de amido, o que funciona como um espessante natural. Por isso, não é necessário utilizar farinha de trigo ou amido de milho nesta receita.
Em apenas alguns passos, você terá um doce cremoso e bem gostoso para saborear. Confira abaixo o passo a passo da receita. Vamos ao que interessa!!!
Ingredientes
- Grãos de 4 espigas de milho-verde (se não tiver, pode ser em lata)
- 1 e ½ xícara (chá) de leite
- 1 vidro de leite de coco (200 ml)
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 pitada de sal
- Canela em pó para polvilhar
- Canela em pau para enfeitar (opcional)
Preparo
Após separar os ingredientes, bata o milho com o leite no liquidificador até triturar bem. Ao final, transfira para uma panela.
Adicione o leite de coco, leite condensado, margarina e sal e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
Despeje o conteúdo em tigelas ou numa tigela grande, polvilhe canela e enfeite com canela em pau.