
Livro gratuito ensina a preparar o pirarucu, o maior peixe de água doce do mundo, com seleção de receitas que destacam o sabor e a versatilidade da iguaria
A obra, além de promover a gastronomia regional, incentiva a preservação da amazônia e o fortalecimento das comunidades ribeirinhas.
Receitas que celebram a amazônia
Criado por chefs parceiros do projeto Gosto da Amazônia e lançado pela Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), o livro virtual intitulado “30 Receitas Fáceis e Saborosas – Pirarucu Selvagem de Manejo Sustentável” apresenta pratos fáceis e variados, ideais para diferentes ocasiões. Entre os destaques, estão:
- Bolinho de aipim com pirarucu;
- Caldeirada de pirarucu defumado com legumes;
- Pirarucu com crosta de castanha e tartar de abacate e caju;
- Nuggets de pirarucu na air fryer e
- Pirarucu assado com creme de cebola.
Todas as receitas são simples de preparar e mostram como é possível trazer a amazônia para a mesa de forma prática e deliciosa.


Sustentabilidade em cada prato
O consumo de pirarucu (Arapaima gigas) manejado não é apenas uma escolha gastronômica, mas também um compromisso com a preservação ambiental. A pesca sustentável contribui para:
- Conservar mais de 11 milhões de hectares da floresta amazônica;
- Fortalecer comunidades ribeirinhas e indígenas, que dependem do manejo responsável;
Vale a pena lembrar que o trabalho árduo de pesquisadores e agentes realizado nos últimos 10 anos trouxe um resultado de mais de 600% de aumento nas populações de pirarucu das regiões em que a atividade do manejo é realizada.



O pirarucu manejado já está presente em mais de 250 restaurantes pelo Brasil, e agora o objetivo é popularizar seu preparo nas casas de cozinheiros amadores.
Livro virtual gratuito
Para quem deseja explorar novos sabores, celebrar a culinária amazônica e contribuir com a preservação da floresta, o livro é um “banquete”. O download é gratuito e está disponível para todos CLICANDO AQUI.
Aproveite esta oportunidade para aguçar o paladar, experimentar receitas deliciosas e apoiar um projeto que transforma vidas e protege o meio ambiente.