Ícone do site AGRONEGÓCIO

Mesma terra, mais grãos!

Sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo em cultura de milho
Cafeicultores que adotaram a irrigação por gotejamento foram capazes de triplicar seus rendimentos depois de adotá-la
 
A agricultura de sequeiro, como praticada no passado, para café e, hoje, para grãos, não é sustentável e leva os agricultores a expandir sua produção, através do aumento no tamanho de suas propriedades. Tecnologias como irrigação por gotejamento subterrâneo, no cultivo de milho e soja, podem aumentar a produtividade por hectare e permitirá não expandir a área de cultivo por meio do desmatamento.

A tecnologia já existe há muito tempo: a irrigação por gotejamento subterrâneo (SDI) é uma variação da irrigação por gotejamento tradicional, em que a linha de gotejadores (tubos e gotejadores) é enterrada sob a superfície do solo, ao invés de ser colocada sobre o solo.

Em 2015, Ricardo Doná, um produtor de grãos da cidade de Araçatuba (SP), optou por implementar a irrigação por gotejamento subterrâneo em seus 65 hectares de soja por razões muito pragmáticas. “Minha área é irregular e a irrigação é um desafio. Escolhi a irrigação por gotejamento subterrâneo porque percebi que era o sistema de irrigação mais eficiente do mercado e me permite irrigar 100% da fazenda. Com a irrigação por gotejamento subterrâneo, obtenho mais rendimento, usando menos água do que outros sistemas de irrigação e mantenho meu negócio lucrativo”.

“Antes de usar a irrigação por gotejamento subterrâneo meu rendimento médio era de cerca de 60 sacas/hectare mas, com essa tecnologia, eu alcanço 90 sacas/hectare! Agora, isso é produtividade, posso colher mais safras de minha terra usando menos água”.
(Ricardo Doná, produtor brasileiro de grãos)

Benefícios da SDI

  • Elimina a evaporação superficial,
  • prolonga a vida útil dos sistemas de irrigação,
  • evita a germinação de ervas daninhas,
  • elimina a lavagem com herbicida,
  • reduz a necessidade de mão de obra,
  • reduz custos com manutenção,
  • permite o fornecimento seguro e eficiente de fertilizantes e produtos químicos
  • reduz os danos aos animais, aos humanos e
  • reduz danos mecânicos ao tubo gotejador.
 
Usar a irrigação por gotejamento subterrâneo permitiu a Ricardo executar uma operação mais eficiente. “Posso planejar um programa de irrigação e controlar a fertirrigação automaticamente. Se eu puder melhorar meu rendimento e maximizar o potencial de minha propriedade, não preciso expandir para novas terras, então usar irrigação por gotejamento subterrâneo é uma coisa boa para mim e para o meio ambiente”, afirma Ricardo Doná.

A sustentabilidade e a produtividade

Mas a escolha da irrigação por gotejamento vai muito além do cifrão. Ser capaz de cultivar mais safras e gerar rendimentos mais altos com suas terras significa que os agricultores não precisam de mais áreas. Eles podem trabalhar muito bem com o que têm, garantindo a preservação do ambiente.

Fonte: Artigo baseado em material da Netafim

Leia também:
 
Leia os artigos do BlogSustentabilidade!
 
Sair da versão mobile