Ícone do site AGRONEGÓCIO

O maior produtor de mudas de jabuticabeiras do país!

Pé de jabuticaba carregado de frutos - Foto: Sítio Duas Barras, Casa Branca/SP
A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica
 
Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora ou Jabuticaba-Sabará. As frutas da jabuticaba crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo, vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

O Sitio Duas Barras, foi fundado há mais de 60 anos por Basilidio Carlos. O Sr. Basilidio agravado com o fato de que, cada jabuticabeira leva em torno de 15 anos para dar fruto, e como diz o ditado popular “Quem semeia jabuticabeira, não come de seu fruto”, começou então a produzir mudinhas para presentear parentes e amigos.
Passados alguns anos, seu filho, Diaulas Nogueira, viu nisso uma chance de um bom negócio e começou a fazer o mesmo, porém de forma sistematizada para comercialização. No início, era tudo de forma empírica, logo depois o Sr. Diaulas, organizou métodos e assim, tornando a produção mais eficiente.
Com essa iniciativa comercial, o Sítio Duas Barras, ficou conhecido e juntamente com ele o nome da cidade de Casa Branca (SP), como produtora de mudas de jabuticabeiras e jabuticabas. No Estado de São Paulo, Casa Branca é referência de mudas de jabuticabeiras e jabuticabas.
Hoje, com o falecimento do Sr. Diaulas, o Sítio Duas Barras é dirigido por seus filhos e netos, seguindo assim a produção de mudas de jabuticabeiras.

Transporte e transplante

O transporte e transplante das mudas de jabuticabeira do pomar para a casa do cliente, são realizados com extremo cuidado por profissionais altamente qualificados. As mudas de jabuticabeira são produzidas com ótima qualidade e todos os cuidados possíveis são tomados em aspectos de pragas e doenças.

Jabuticabeira dentro de casa!

Tanto casas como apartamentos podem ter sua própria jabuticabeira em ambientes internos – o segredo é luz e água abundantes.
Ter jabuticabas colhidas direto do pé não é um privilégio de casas do interior ou das que dispõem de um grande quintal. Criar uma árvore dentro de casa é possível — ela pode até ficar ao alcance da mão, ao lado do sofá. E a regra básica para que frutifique não é nenhum segredo: água, muita água!
A jabuticabeira é uma árvore frutífera que vai bem em meia-sombra, ou seja: não precisa de sol direto durante todo o dia, mas de boa iluminação durante pelo menos meio período.
O ideal é prever um espaço para a jabuticabeira já no projeto arquitetônico, antes da construção da casa, porque é difícil encontrar uma entrada de luz tão boa quanto a planta precisa.
A árvore frutifica ao menos quatro vezes ao ano, e o segredo para isso é a rega abundante. Isso vale não só para as raízes: molhar folhas e tronco também ajuda a espécie a se hidratar e dar frutos melhores. Se o caso for de uma jabuticabeira em um vaso, não hesite em arrastá-lo para a lavanderia e dar um banho em toda a planta. Podas periódicas no topo da árvore também ajudam a controlar e direcionar seu crescimento.

Jabuticabeiras são uma boa solução para criar um refúgio dentro de casa.
Trazer as plantas para dentro de casa é resgatar aquele ambiente que você naturalmente tinha no interior, na casa da vó, para relaxar e descansar. Hoje, com lugares cada vez menores, a gente precisa trazer o jardim para dentro.

Benefícios para a saúde

A polpa da jabuticaba possui poucas calorias e carboidratos, e contém grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como: vitamina E, ácido fólico, niacina, tiamina e riboflavina. Os minerais contidos nessa fruta são potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

 

Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, pois ela é rica em antocianina, ou vitamina R, que dizem ser 50 vezes mais potente que a vitamina E, 20 vezes mais potente que a vitamina C. As antocianinas são encontradas normalmente em frutas e flores com coloração que varia do vermelho e azul e estudos dizem que ela tem propriedades antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Outra substância importante, contida na casca da jabuticaba, é a pectina, que é uma fibra solúvel.

Para que serve a casca?

Antocianina: Ela possui propriedade antioxidante que é capaz de reduzir e combater os radicais livres, que são responsáveis por inflamações, intoxicações e o envelhecimento da nossa pele, as antocianinas podem trazer vários benefícios da jabuticaba, como:

1. Possuem propriedades anticancerígenas;
2. Sua propriedade anti-inflamatória pode ajudar a aliviar as dores da artrite e outras doenças inflamatórias;
3. Por ajudar na estabilização da taxa de açúcar no sangue, podem ser muito recomendadas para diabéticos;
4. Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele, sendo uma boa combatente de rugas, e até mesmo podem ajudar na queda de cabelo;
5. Auxilia na redução da produção de histamina, desta maneira, ela pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres;
6. As jabuticabas também ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos, prevenindo doenças relacionadas a eles, como varizes e derrames;
7. Podem auxiliar na melhora da memória, pois protegem células do cérebro, sendo muito recomendadas para pessoas com idade mais avançada;
8. Melhoram a resistência física, incluindo a disposição energética e elasticidade muscular, e até mesmo podendo melhorar a visão.

Pectina: Esta fibra solúvel tem a capacidade de reduzir a velocidade de absorção das propriedades dos alimentos conforme são ingeridos. Desta forma, os benefícios da jabuticaba advindos da pectina são:

1. Além de ser indicada para pessoas com hipoglicemia ou diabetes, por equilibrar o nível de glicose no sangue, contribui também para a desintoxicação do nosso corpo, pois auxilia na remoção de alguns metais pesados e substâncias tóxicas. Desta forma, melhora a função da vesícula biliar e diminui o risco de cálculos biliares;
2. A pectina também ajuda no combate de colesterol alto e da obesidade;
3. A pectina auxilia no funcionamento saudável do trato digestivo, proporcionando movimentos intestinais mais regulares e prevenindo contra a constipação e diarreia;
4. Se feito um chá da casca da jabuticaba e acrescentado mel (ou fazer um xarope), os benefícios da jabuticaba estendem para auxiliar pessoas com anemia, estresse, asma, bronquite, amigdalite, gripes e resfriados.

Para que serve a polpa da jabuticaba?

1. A Niacina, ou também chamada de vitamina B3, se não ingerida em quantidade suficiente, pode causar indigestão, erupções na pele e fraqueza muscular;
2. Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios da jabuticaba podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose;
3. Por possuir ácido fólico e ferro, esta fruta também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto;
4. O ferro contido na sua polpa pode combater a anemia;
5. O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo; ele também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo;
6. A vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica, etc.

Como consumir a Jabuticaba?

Agora que descrevemos os principais benefícios da jabuticaba para a saúde e boa forma, vamos dar algumas dicas de como é melhor consumi-la:

• Como boa parte dos benefícios da jabuticaba estão contidos na casca, o ideal é consumir a fruta inteira (somente retirando o caroço) ou fazer um suco com a casca e a polpa. O modo de preparo pode ser um pouco trabalhoso, pois é necessário que o caroço seja retirado, e depois do suco batido, ele deverá ser coado. Ela pode ser misturada com outras frutas, como morango, acerola, laranja, etc.;
• Uma curiosidade interessante é que, se gotas de limão são adicionadas ao suco de jabuticaba, ela pode mudar de cor, ficando vermelha. E se misturada com o abacaxi, ela pode ficar azul. Esta mudança de cor se deve à diferença do nível de pH ácido contido nas frutas.
• A jabuticaba é muito rica em açúcar. Se possível, deve ser consumida assim que colhida para evitar a fermentação. Se este processo começar a acontecer, o seu gosto e suas propriedades nutricionais podem ser alterados;
• Caso não seja possível consumi-las no mesmo dia, o ideal é lavá-las, secá-las e guardá-las na geladeira em algum recipiente bem selado.
 
 
Leia também:
 
Sair da versão mobile