As pragas agrícolas comprometem e reduzem a qualidade dos grãos em todas as regiões do país. Combater essas ameaças que atacam a produtividade da lavoura tem sido um desafio ao produtor, que precisa preservar o produto de sua colheita. Os cuidados para evitar prejuízos se estendem da lavoura até os locais de armazenagem e uma etapa fundamental desse processo é a correta limpeza dos silos graneleiros.Esses espaços devem ser considerados como os cofres da propriedade rural e os cuidados para mantê-los protegidos devem ser rigorosos. Assegurar a qualidade do produto pós-colheita é essencial para não perder o rendimento conquistado na colheita e preservar os investimentos feitos durante toda uma safra, evitando alto prejuízo financeiro. A execução desse serviço costuma ser fácil e barata. Isso torna o procedimento uma das maneiras mais eficazes para diminuir os índices de quebra. Só que, apesar da ótima relação custo/benefício, ainda há muitas propriedades que não investem nesse método preventivo. Então, a massa estocada fica suscetível a infestações por traças e gorgulhos.
Como fazer limpeza de silo corretamente:
A higienização do silo ocorre quando ele estiver vazio. Primeiro, são utilizados mecanismos para remover resquícios de alimento que tenham se prendido aderido às paredes internas do armazém. É preciso retirar completamente o produto mofado ou estragado. Além de comprometer os grãos sadios da próxima safra, o conteúdo remanescente do armazenamento anterior pode esconder focos de pragas. Isso porque algumas espécies de insetos se reproduzem no interior do vegetal.
Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada neste serviço. Antes de realizar a higienização e a manutenção do local, a equipe responsável precisa eliminar os riscos. Isso inclui medidas para isolar e sinalizar o perímetro, já que apenas pessoal autorizado pode circular por ali durante o serviço.