Os animais são classificados de acordo com seu valor genético, tornando possível identificar os indivíduos superiores, com potencial efetivamente melhorador
O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) é o documento criado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que atesta que o animal que o recebe terá progênie com desempenho produtivo superior à média de seu rebanho de origem.
Para identificar os animais que podem receber o CEIP, é necessário que todos os machos e fêmeas nascidos em determinada safra sejam submetidos à avaliação genética. A partir da identificação das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie), os animais são classificados de acordo com seu valor genético, tornando possível identificar os indivíduos superiores, com potencial efetivamente melhorador.
Para emissão do CEIP é obrigatório que uma instituição especializada realize a análise das informações coletadas em campo e a avaliação genética do rebanho. Cada programa de melhoramento define as características que farão parte da avaliação genética e que determinarão a seleção dos animais
Apenas 30% dos melhores animais de uma safra recebem o certificado
Finalizada a avaliação genética, os animais classificados entre os melhores da safra são vistoriados para avaliação de características morfológicas, aprumos e para a existência de algum defeito morfofuncional. Apenas os animais aprovados nessa avaliação recebem o CEIP.
O primeiro programa de melhoramento genético da raça Nelore aprovado pelo MAPA para emissão de CEIP foi em 1996.
A avaliação do rebanho pode basear-se na análise de diferentes DEPs:
- medições de ganho de peso,
- precocidade sexual,
- fertilidade,
- habilidade materna,
- qualidade de carcaça,
- peso à desmama,
- ganho de peso pós desmama,
- perímetro escrotal e
- musculatura, entre outras.