Valorização do milho faz produtores buscarem alternativas para viabilizar o negócio
Otimizar o uso das pastagens de inverno é uma destas alternativas que auxiliam criadores a se livrar da elevação de preços dos insumos.
O milho compõe pelo menos 60% da alimentação das vacas, sendo o custo de maior impacto na cadeia produtiva. Além disso, nas três safras anteriores, produtores foram prejudicados pela estiagem e, em muitos casos, tiveram problemas em executar uma silagem adequada.
Momento de ajustar o uso de insumos
Em casos como este, é preciso otimizar os recursos diminuindo o concentrado, mas não tirando totalmente esta alternativa.
Ações paliativas, como a utilização de resíduos industriais – bagaços de laranja, maçã, uva e cevada – podem ser de grande auxílio, mas esta situação só é benéfica caso o produtor tenha indústrias próximas da propriedade para não gerar custo adicional com frete.
Outra possibilidade é os produtores aproveitarem o máximo de cortes ou o pastoreio da vaca para diminuir os custos. O azevém tem um bom índice de proteína e um bom rendimento na produção de leite. Além disso, é importante fazer a rotação. O produtor tem se profissionalizado e feito este tipo de sistema.
Também existem técnicas que podem ser usadas para amenizar os efeitos indesejáveis da estacionalidade, como a sobressemeadura de espécies forrageiras de inverno em áreas anteriormente ocupadas por espécies perenes de clima tropical.
A cultura sobressemeada aproveita o período do inverno em que a forragem perene está pouco produtiva ou até mesmo dormente.
O planejamento do sistema de produção de forragens é indispensável, pois o objetivo é equilibrar a máxima oferta de alimentos de alta qualidade com a exigência nutricional dos animais e evitar, ou pelo menos reduzir, períodos de déficit forrageiro e a necessidade de suplementação.
Desta forma, você estará protegendo seus animais e sua rentabilidade. Procure o auxílio de entidades ligadas ao agronegócio em sua região e peça mais informações a respeito. Lembre-se que a orientação de um técnico da área é sempre importante.
Leia também: