Ícone do site AGRONEGÓCIO

Pecuária e exportações – Informação é fundamental para a competitividade

Bovinos nelore engordando a pasto
É preciso olhar para toda cadeia de fornecimento, pois mesmo com a excelente qualidade fornecida, questões socioambientais podem impactar a exportação
 
A cadeia da carne tem buscado soluções para produzir com qualidade e produtividade, mas sem esquecer questões relativas à proteção ambiental, ao respeito às comunidades locais e às regulamentações locais, pois estes são aspectos aos quais o consumidor global está interessado.
 
Portanto, além de agir, é preciso informar, comunicar o mercado sobre todo o processo e sobre o progresso que vem sendo alcançado.

A irregularidade de poucos prejudica a pecuária brasileira no mundo

Quando se trata especificamente de fornecedores indiretos, por exemplo, apenas de 3% a 4% apresentam irregularidades. É um número pequeno, mas interfere negativamente na imagem de toda a cadeia.

Segundo especialistas, o comprador internacional não exige perfeição do produtor brasileiro, mas ele quer ver de forma transparente o que tem sido feito e o que tem sido alcançado. Isso significa mostrar o que o país já faz de bom e também aquilo que está buscando melhorar.
 
É preciso olhar para toda cadeia de fornecimento, porque mesmo com a excelente qualidade fornecida pelas fazendas, questões socioambientais podem impactar a exportação. É preciso um diálogo que traga esses atores para junto do debate sobre as conformidades socioambientais, que os faça conhecer os obstáculos que precisam ser superados e, com estes dados, deixar tudo muito claro para a comunidade.

Leia também:
 
Sair da versão mobile