MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

BlogCampoCiência e TecnologiaSustentabilidade

Sustentabilidade – Pensando no Agronegócio 5.0

Agricultor vislumbrado o futuro

É evidente a importância representada pelo agronegócio brasileiro para o desenvolvimento do país e a importância do setor para a economia mundial. Sem dúvida, é o maior setor econômico do planeta

Em tempos de muita preocupação com o presente, com uma pandemia assolando a humanidade, nós do agronegócio precisamos encontrar um tempo para refletir o futuro do setor. Esse setor fundamental que não parou e não parará em um futuro que exigirá como nunca produtos de qualidade de origem rural, tanto alimentícios como de matérias primas para as indústrias têxteis, farmacêuticas, de bebidas, dentre outras.

O agronegócio já está identificando oportunidades nestas crise, pois é um setor altamente criativo, antenado e competente. Tudo o que é consumido proveniente do agronegócio terá função primordial na promoção e manutenção da saúde da população.

Após essa pandemia o alimento de qualidade será necessário como nunca antes foi para o desenvolvimento das nações e, nessas condições, o Brasil se mostrará ao resto do mundo como um país com as melhores condições para oferecer qualidade e segurança alimentar em todos os setores produtivos do agronegócio, apresentando alternativas de produção e produtividade com grandes resultados.

Agricultor observando a lavoura

O Brasil será a solução viável e inteligente para a economia global, com sua experiência avançada no setor não só para o fornecimento de alimentos, mas também para apresentar soluções tecnológicas, de inovação, de educação e capacitação técnica para a produção eficiente nos demais países.

Nesse contexto, será muito importante para o agronegócio aproveitar a onda e incorporar de forma mais efetiva e definitiva uma visão mais humana da atividade.

Além de investir massivamente em tecnologias e nos fundamentos econômicos da atividade, deverá pensar seriamente nas demandas sociais, nas necessidades de seus colaboradores, das comunidades de entorno dos empreendimento agropecuários, da necessidade intensiva de capacitação técnica do pessoal envolvido nas operações, da segurança e da saúde de seus funcionários, dar a importância devida às culturas locais e regionais, dispensar especial atenção ao meio ambiente com a implementação de medidas de conservação e preservação dos recursos naturais, dentre outras medidas, tomando ciência do importante papel que a empresa agropecuária ocupa na região em que está inserida.

É hora do agronegócio assumir essa postura mais humana, mais sensível, mostrando que o Brasil tem condições de atuar não só com visão econômica mas com visão social e ambientalmente responsável e solidária, tanto para os brasileiros quanto para seus irmãos estrangeiros.

Engenheiro Florestal Ricardo Marandino