São inúmeras as atividades que podem ser exercidas, em sua maioria, comprometidas com a produção agropecuária e agregando valor aos produtos e serviços feitos na propriedade
Com demanda crescente, as oportunidades para pequenos empreendedores rurais ficam evidentes e cada vez mais pessoas buscam a atividade para lazer e descanso. Momento propício para ampliar os negócios, associando o agroturismo às atividades da propriedade. Vivências que permitem conhecer lugares e suas histórias, fauna e flora, cultivos e criações, além dos processos produtivos da propriedade. De acordo com o MTur, turismo rural ou agroturismo é o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Abrangente, são inúmeras as atividades que podem ser exercidas, em sua maioria, comprometidas com a produção agropecuária e agregando valor aos produtos e serviços feitos na propriedade.
Estudos de tendências do setor mostram que há uma ascensão por buscas de destinos mais próximos de casa, que proporcionem atividades ao ar livre e maior conexão com a natureza, o que contribui para que proprietários rurais aproveitem este nicho de mercado e façam do turismo uma ferramenta para ampliar os seus negócios.
Para os que pretendem ingressar nesse mundo do turismo, o primeiro passo é o empreendedor do campo compreender e enxergar o turismo rural como uma oportunidade de negócio, uma tendência do mercado que pode atender o grande e o pequeno produtor rural, as cooperativas agrícolas, a agricultura familiar e as comunidades locais.
Fruta colhida direto do pomar, passeio a cavalo, trilhas, boa gastronomia e quartos confortáveis. Tudo isso em meio à uma experiência com a natureza unida à rotina agropecuária. Essa é a preferência de 74% das pessoas que buscam o turismo rural. Os dados são da última pesquisa sobre Demanda do Turismo Rural divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente. O estudo permitiu conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao Turismo Rural, de forma a melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos deste segmento e subsidiar o planejamento e investimentos no setor.
Entrando no mercado
De acordo com o Sebrae, para empreender no turismo rural é importante adaptar as ações para o objetivo e a realidade do produtor. Trabalhar com o que já tem é uma das dicas da instituição. Confira o passo a passo criado pelo Sebrae para quem quer começar a investir no mercado de turismo rural:
- Ter vontade: não tem como investir em agroturismo se você não gostar da área rural de verdade.
- Ser um bom anfitrião: faça os seus clientes sentirem-se realmente em casa. É compreender quem são os seus clientes, suas necessidades e expectativas, para poder atendê-los da melhor maneira.
- Atrativos da região: além das coisas que estão dentro da sua propriedade, o que mais existe na sua região e pode servir de atrativo para os seus clientes?
- Faça o planejamento: se o seu interesse é realmente ganhar dinheiro com turismo rural, não dá para pular a parte do planejamento. Nenhum negócio consegue sobreviver muito tempo sem planejar.
- Espaço para turismo rural: saiba que, primeiramente, será necessário definir o que você realmente tem de interessante para oferecer aos seus clientes. Quais são as áreas da sua fazenda que poderão ser utilizadas para isso?
- Requisitos técnicos: antes de você começar a colocar qualquer dinheiro para mexer na estrutura da sua fazenda, é fundamental que você conheça as exigências técnicas no site do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).
- Serviços: o que oferecer em sua fazenda para os turistas? Quem está pretendendo começar agora no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir as atividades que irá oferecer no local, mas, a verdade é que dá para proporcionar muitas coisas agradáveis e consolidar o seu negócio no mercado.
- Consciência ambiental: tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado.
- Invista na divulgação: Uma das melhores formas de conseguir clientes para quem vai investir no turismo rural é por meio do marketing em sua região, bem como do marketing digital.
Além disso, a instituição também disponibilizou um e-book que mostra formas de como lucrar com o turismo rural. Faça o download da publicação CLICANDO AQUI.