MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Propriedade voltada ao turismo rural

Com demanda crescente, as oportunidades para pequenos empreendedores rurais ficam evidentes e cada vez mais pessoas buscam a atividade para lazer e descanso. Momento propício para ampliar os negócios, associando o agroturismo às atividades da propriedade. Vivências que permitem conhecer lugares e suas histórias, fauna e flora, cultivos e criações, além dos processos produtivos da propriedade. De acordo com o MTur, turismo rural ou agroturismo é o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Abrangente, são inúmeras as atividades que podem ser exercidas, em sua maioria, comprometidas com a produção agropecuária e agregando valor aos produtos e serviços feitos na propriedade.

Estudos de tendências do setor mostram que há uma ascensão por buscas de destinos mais próximos de casa, que proporcionem atividades ao ar livre e maior conexão com a natureza, o que contribui para que proprietários rurais aproveitem este nicho de mercado e façam do turismo uma ferramenta para ampliar os seus negócios.

Para os que pretendem ingressar nesse mundo do turismo, o primeiro passo é o empreendedor do campo compreender e enxergar o turismo rural como uma oportunidade de negócio, uma tendência do mercado que pode atender o grande e o pequeno produtor rural, as cooperativas agrícolas, a agricultura familiar e as comunidades locais.

Acomodações
Acomodações
Cavalgada
Cavalgada
Ecoesportes
Ecoesportes

Fruta colhida direto do pomar, passeio a cavalo, trilhas, boa gastronomia e quartos confortáveis. Tudo isso em meio à uma experiência com a natureza unida à rotina agropecuária. Essa é a preferência de 74% das pessoas que buscam o turismo rural. Os dados são da última pesquisa sobre Demanda do Turismo Rural divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente. O estudo permitiu conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao Turismo Rural, de forma a melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos deste segmento e subsidiar o planejamento e investimentos no setor.

Entrando no mercado

De acordo com o Sebrae, para empreender no turismo rural é importante adaptar as ações para o objetivo e a realidade do produtor. Trabalhar com o que já tem é uma das dicas da instituição. Confira o passo a passo criado pelo Sebrae para quem quer começar a investir no mercado de turismo rural:

  • Ter vontade: não tem como investir em agroturismo se você não gostar da área rural de verdade.
  • Ser um bom anfitrião: faça os seus clientes sentirem-se realmente em casa. É compreender quem são os seus clientes, suas necessidades e expectativas, para poder atendê-los da melhor maneira.
  • Atrativos da região: além das coisas que estão dentro da sua propriedade, o que mais existe na sua região e pode servir de atrativo para os seus clientes?
  • Faça o planejamento: se o seu interesse é realmente ganhar dinheiro com turismo rural, não dá para pular a parte do planejamento. Nenhum negócio consegue sobreviver muito tempo sem planejar.
  • Espaço para turismo rural: saiba que, primeiramente, será necessário definir o que você realmente tem de interessante para oferecer aos seus clientes. Quais são as áreas da sua fazenda que poderão ser utilizadas para isso?
Gastronomia tradicional
Gastronomia tradicional
Picnic
Picnic
Caminhadas
Caminhadas
  • Requisitos técnicos: antes de você começar a colocar qualquer dinheiro para mexer na estrutura da sua fazenda, é fundamental que você conheça as exigências técnicas no site do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).
  • Serviços: o que oferecer em sua fazenda para os turistas? Quem está pretendendo começar agora no turismo rural, poderá sentir dificuldades em definir as atividades que irá oferecer no local, mas, a verdade é que dá para proporcionar muitas coisas agradáveis e consolidar o seu negócio no mercado.
  • Consciência ambiental: tudo precisa ser feito com responsabilidade ecológica, com respeito e amor à natureza. Não existe turismo rural sem esse tipo de cuidado.
  • Invista na divulgação: Uma das melhores formas de conseguir clientes para quem vai investir no turismo rural é por meio do marketing em sua região, bem como do marketing digital.

Além disso, a instituição também disponibilizou um e-book que mostra formas de como lucrar com o turismo rural. Faça o download da publicação CLICANDO AQUI.

Leia também: