Ícone do site AGRONEGÓCIO

Pequenos empreendedores rurais apostam no turismo para 2025

Propriedade voltada ao turismo rural

Com demanda crescente, as oportunidades para pequenos empreendedores rurais ficam evidentes e cada vez mais pessoas buscam a atividade para lazer e descanso. Momento propício para ampliar os negócios, associando o agroturismo às atividades da propriedade. Vivências que permitem conhecer lugares e suas histórias, fauna e flora, cultivos e criações, além dos processos produtivos da propriedade. De acordo com o MTur, turismo rural ou agroturismo é o conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural. Abrangente, são inúmeras as atividades que podem ser exercidas, em sua maioria, comprometidas com a produção agropecuária e agregando valor aos produtos e serviços feitos na propriedade.

Estudos de tendências do setor mostram que há uma ascensão por buscas de destinos mais próximos de casa, que proporcionem atividades ao ar livre e maior conexão com a natureza, o que contribui para que proprietários rurais aproveitem este nicho de mercado e façam do turismo uma ferramenta para ampliar os seus negócios.

Para os que pretendem ingressar nesse mundo do turismo, o primeiro passo é o empreendedor do campo compreender e enxergar o turismo rural como uma oportunidade de negócio, uma tendência do mercado que pode atender o grande e o pequeno produtor rural, as cooperativas agrícolas, a agricultura familiar e as comunidades locais.

Acomodações
Cavalgada
Ecoesportes

Fruta colhida direto do pomar, passeio a cavalo, trilhas, boa gastronomia e quartos confortáveis. Tudo isso em meio à uma experiência com a natureza unida à rotina agropecuária. Essa é a preferência de 74% das pessoas que buscam o turismo rural. Os dados são da última pesquisa sobre Demanda do Turismo Rural divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente. O estudo permitiu conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao Turismo Rural, de forma a melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos deste segmento e subsidiar o planejamento e investimentos no setor.

Entrando no mercado

De acordo com o Sebrae, para empreender no turismo rural é importante adaptar as ações para o objetivo e a realidade do produtor. Trabalhar com o que já tem é uma das dicas da instituição. Confira o passo a passo criado pelo Sebrae para quem quer começar a investir no mercado de turismo rural:

Gastronomia tradicional
Picnic
Caminhadas

Além disso, a instituição também disponibilizou um e-book que mostra formas de como lucrar com o turismo rural. Faça o download da publicação CLICANDO AQUI.

Leia também:

Sair da versão mobile