Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias do dia do agronegócio nacional e internacional
Festival de Viola Caipira promove as raízes culturais brasileiras – Evento mergulha nas raízes culturais do interior, exaltando a viola caipira como instrumento presente nas manifestações populares tradicionais que compõem a cultura Brasileira. O evento está ocorrendo desde o último dia 06 e vai até 10 de janeiro, em formato on-line com transmissão gratuita pelo Facebook e Youtube. Reúne artistas representantes da cultura do interior do país, com apresentações musicais, contação de causos, grupos de manifestação cultural tradicional, palestras sobre cultura popular e oficina de luteria de viola caipira. Nesta edição, serão homenageados Pena Branca e Xavantinho, dupla ganhadora do Grammy Latino e considerada um marco no cenário artístico brasileiro.
Pressão do agronegócio faz Doria recuar em ajuste fiscal – Os produtores pressionaram o governo pela isenção na cobrança do imposto sobre combustíveis e insumos, como adubo e sementes. João Doria (PSDB), recuou e suspendeu na noite desta quarta-feira, 6, o corte de benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para alimentos e medicamentos genéricos.
Epagri/Ciram desenvolve novo método para monitorar estiagem na agricultura – Pesquisadores da Epagri/Ciram estão aplicando um novo método para monitoramento do efeito da estiagem sobre as culturas agrícolas. É o Índice de Vegetação Padronizado baseado nas condições da vegetação, que estão intimamente ligadas às condições de disponibilidade de água para as plantas e mostra os efeitos dessas variações ao longo do tempo. O método permite fazer um histórico desde 2000 e dessa forma monitorar, a partir de imagens de satélite, onde a estiagem está mais grave em determinado município.
Programas estimulam as agroindústrias familiares gaúchas – A Secretaria da Agricultura emitiu 131 pareceres favoráveis aos projetos das agroindústrias, todos vinculados ao Programa Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), Juntamente com o Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais) estimulou-se a permanência do homem no campo com a implantação de agroindústrias familiares, gerando renda e empregos no setor rural