APICULTURA -  Como montar um apiário

Pílulas do Agro RuraltecTV - 12-01-2021
Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias do dia do agronegócio nacional e internacional
Plano ABC: governo reforça compromisso para mitigar mudanças climáticas – Grupo acompanhará o novo Plano ABC, que incorporará novas tecnologias e orientações para o avanço da agricultura de baixa emissão de carbono. O decreto 10.606 que institui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SIN-ABC) e também o Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Setorial para consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (CTAB). O monitoramento será integrado e permitirá ao Ministério da Agricultura identificar a adoção das diferentes tecnologias de produção preconizadas pelo Plano ABC e sua contribuição no combate e no enfrentamento às mudanças do clima.
Comércio digital impulsiona venda de produtos da Serra da Mantiqueira – Clube de assinaturas busca valorizar itens produzidos na região contando a história da origem de alguns produtos, como o queijo. O jornalista Adrian Alexandri resolveu impulsionar o comércio de produtos agrícolas da Serra da Mantiqueira. Ele criou um clube de assinaturas e faz a entrega mensal de itens como cachaças, cafés, geleias, queijos, entre outros.
Prazo para declarar produção e estoque de cachaça e aguardente de cana-de-açúcar termina no próximo domingo (31/01) – O documento deve ser enviado para a Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reforça a importância da declaração que dá suporte ao monitoramento da produção nos estabelecimentos registrados.  Com o objetivo de manter a qualidade e a identidade da cachaça, o IMA fiscalizou mais de 300 estabelecimentos no ano passado. O formulário está disponível clicando no LINK.
FAEP lança material com orientação sobre barragens – O Sistema FAEP/SENAR-PR e o Instituto Água e Terra (IAT) lançaram um material informativo impresso para orientar os produtores rurais do Paraná em relação a segurança de barragens. O folder será distribuído gratuitamente em todo o Estado, por meio de sindicatos rurais e de outras entidades. O conteúdo também está disponível no site da federação clicando no LINK.
Alimentos e energia pressionam e IPCA-15 têm maior alta para janeiro em 5 anos – A prévia da inflação oficial brasileira desacelerou em janeiro, mas ainda assim registrou o nível mais elevado para o mês em cinco anos, sob pressão dos preços da energia elétrica e alimentos. Em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) avançou 0,78%, depois de ter subido 1,06% em dezembro, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos 12 meses até janeiro o IPCA-15 passou a uma alta acumulada de 4,30%, depois de ter encerrado dezembro com avanço de 4,23%.
Maior exportador de café do mundo, MG vai intensificar produção gourmet – Responsável por quase 35% do faturamento agrícola do Valor Bruto da Produção (VBP) de Minas Gerais, o café registrou uma receita de R$ 21 bilhões em 2020. O crescimento foi de 55% em relação a 2019. Embora o estado mineiro busque diversificar a exportação de commodities, o café seguirá como protagonista.
Centros de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf produziram 8,3 milhões de peixes em 2020 – O mais recente balanço de atividades da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de aquicultura e recursos pesqueiros informa que 8,3 milhões de alevinos foram produzidos pelos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da empresa em 2020. Desse total, cerca de 4,7 milhões foram utilizados em 301 peixamentos, e 3,6 milhões foram disponibilizados para ações de inclusão produtiva, como fomento à piscicultura, beneficiando mais de 5 mil produtores em 103 municípios na região onde a companhia atua.
CNTTL confirma apoio à greve dos caminhoneiros no dia 1º – O movimento para uma greve dos caminhoneiros na próxima semana ganhou adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), uma das principais entidades da categoria no país, com 800 mil motoristas em sua base, orientando todos a aderirem à paralisação.