As plantações florestais têm contribuído de forma expressiva para a sociedade, envolvendo aspectos econômicos, sociais e o atendimento de serviços ecossistêmicos, dentre outros
Faltam poucos dias para o Congresso de Plantações Florestais 2025, o principal evento técnico-científico e de inovação do setor de plantações florestais. A 2ª edição do congresso ocorrerá entre 13 e 15 de maio, à Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580, Santa Rosa, Piracicaba, SP e será o palco das maiores discussões sobre inovação, sustentabilidade e desafios do setor florestal. O evento é promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF, em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – ABTCP e a International Union of Forest Research Organizations – IUFRO e pretende preencher uma lacuna existente, de longa data, de um evento com ampla magnitude e representatividade, que reúna todos os atores desta cadeia produtiva.
O congresso irá colocar em pauta temas inovadores, técnicos, científicos e estratégicos sobre as plantações florestais, com foco na contribuição dessa cadeia produtiva, no contexto de questões econômicas, sociais e de serviços ecossistêmicos. De acordo com os organizadores, será uma oportunidade inédita para discussões técnicas. Fazem parte da programação, dois dias de sessões plenárias, sessões paralelas e eventos complementares.
A primeira edição, em 2023, foi um sucesso. O evento reuniu toda a cadeia produtiva florestal, recebeu profissionais e pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, e colocou em pauta temas relevantes sobre como as plantações florestais têm contribuído para a sociedade de forma expressiva. As inscrições foram esgotadas com antecedência e atingiu-se um número superior ao esperado, de mais de 400 participantes por dia. Em 9 sessões plenárias, 14 talk shows e 14 sessões de trabalhos voluntários, contou-se com o envolvimento de mais de 65 palestrantes, com mais de 130 trabalhos científicos selecionados e um evento carbono neutro.
Para essa nova edição, faça sua inscrição e acesse a programação CLICANDO AQUI.