Ícone do site AGRONEGÓCIO

Prêmio Queijos do Paraná abre inscrições

Inscrições abertas para o Prêmio Queijos do Paraná 2025

A 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná já está com inscrições abertas, consolidando-se como uma vitrine de excelência para os produtos lácteos do estado. O prazo para participação vai até o dia 1º de maio de 2025, e os vencedores serão anunciados no final do mesmo mês, em um grande evento de premiação em Curitiba. O regulamento completo está disponível CLICANDO AQUI.

Com um total de 21 categorias, a competição levará em conta o tipo de leite utilizado na fabricação (vaca, cabra ou búfala) e as características sensoriais dos queijos. Além disso, a premiação também inclui o concurso especial Excelência em Muçarela – Edição Pizza, que irá eleger os melhores queijos desse tipo para o preparo da tradicional pizza.

O Prêmio Queijos do Paraná foi criado para valorizar e estimular a pecuária de leite no estado, agregar valor à matéria-prima e colocar os produtos lácteos paranaenses em evidência. O objetivo das entidades que fazem parte do comitê gestor é divulgar os queijos produzidos no estado, seja de forma artesanal ou industrial, e, dessa maneira, fortalecer a cadeia produtiva. Os queijos paranaenses estão, certamente, entre os melhores do Brasil e também do mundo. O concurso permite reforçar isso junto ao mercado consumidor, seja lojas especializadas, empórios, supermercados ou mesmo o consumidor final.

Jurados em ação

Para participar, produtores e agroindústrias precisam estar devidamente regularizados junto aos órgãos de inspeção municipal, estadual ou federal. O evento é um grande impulso para os produtores locais, pois não apenas reconhece a qualidade dos queijos paranaenses, mas também projeta esses produtos para mercados nacionais e internacionais, fortalecendo ainda mais a identidade do Paraná como referência na produção láctea. O Paraná é um dos grandes protagonistas da cadeia de lácteos no Brasil, com produção de leite presente nos 399 municípios do estado. Em média, são produzidos 13 milhões de litros de leite por dia, sendo 6 milhões destinados à fabricação de queijos.

A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná teve grande repercussão no setor, com 323 queijos inscritos e 297 concorrendo efetivamente às premiações em 19 categorias. Naquela ocasião, foram distribuídas 28 medalhas de bronze, 30 de prata e 30 de ouro. Posteriormente, os 30 queijos medalhistas de ouro passaram por uma nova avaliação, resultando na seleção dos dez super ouro.

Medalhas do Prêmio Queijos do Paraná

A expectativa para esta nova edição é ainda maior, com a previsão de cerca de 600 produtores inscritos. Os participantes recebem avaliações detalhadas sobre seus produtos, o que permite aprimoramentos e agrega valor ao queijo. Muitos queijos premiados na primeira edição tiveram aumento de até 100% em seu valor de mercado, evidenciando a força da premiação como um selo de qualidade. O evento é realizado por um comitê gestor formado por importantes entidades do setor: Sistema FAEP, Sebrae/PR, Senac-PR, IDR-Paraná, Sindileite e Sistema Fecomércio-PR. Um dos grandes destaques desta edição é a Jersey Brasil, que reafirma sua posição como parceira estratégica na valorização da produção láctea. Essa colaboração abre portas para a expansão do reconhecimento dos queijos em todo o território nacional. A participação da Jersey Brasil reforça o compromisso com a qualidade e a rastreabilidade dos produtos, garantindo que os queijos premiados sejam sinônimo de excelência.

No mês de fevereiro, será realizada a formação e capacitação dos jurados, reunindo especialistas de diversas áreas da cadeia leiteira. Entre os convidados, a Responsável Técnica do Programa de Certificação da Raça Jersey, Verônika Marianna M. Slota, estará presente para contribuir na avaliação dos produtos inscritos.

No dia da premiação, o evento oferecerá diversas oficinas e uma feira especializada, onde o público poderá degustar e adquirir queijos que participaram da edição anterior do concurso. Além disso, ao longo dos próximos meses, serão promovidas diversas ações voltadas para capacitação e aperfeiçoamento dos produtores, incentivando a melhoria da qualidade dos produtos e o fortalecimento da cadeia leiteira paranaense.

Leia também:

Sair da versão mobile