Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resultou numa ração que aumenta o desempenho produtivo e estimula o sistema imunológico nas tilápias
Com extratos naturais em sua composição, a fórmula melhora a resistência a patógenos e o controle de doenças parasitárias na criação de tilápia.
Benefícios diversos da ração
Após a suplementação com a ração contendo o extrato, os peixes apresentaram maior sobrevivência. A ração ainda proporciona aumento na eficiência produtiva, melhoria na conversão alimentar, maior crescimento e melhora do sistema imunológico, além de minimizar estresse inerente ao cultivo e que tornam os peixes como a tilápia mais suscetíveis a novas doenças.
A ração tem ação antibacteriana e pode ser usada no combate às bactérias que mais acometem os peixes de piscicultura, pois apresentou potencial eficácia para inibir o crescimento e eliminar as bactérias Streptococcus agalactiae, a Aeromonas hydrophila e a Flavobacterium columnare.
O estudo é uma oportunidade para o mercado de ração ofertar alimentos mais saudáveis e seguros, já que reduzirá a necessidade de uso de antibióticos na produção de peixes, evitando a presença de resíduos, se mostrando um produto natural para a sustentabilidade da aquicultura.
Leia também:
Piscicultura – Como comprar ração
Produção de tilápia transforma vidas
Polos brasileiros de produção de tilápia apresentam grande diversidade