A maior feira de pecuária do estado de São Paulo reúne expositores e visitantes de várias partes do Brasil, impulsionando o turismo, gerando empregos e investimentos
Com expectativa de recorde de participação e a cinco dias para o início da 61ª Edição da Expo Rio Preto, a preparação está a todo vapor no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em Rio Preto. Considerada a maior feira de pecuária do estado de São Paulo, será realizada em duas etapas, em Rio Preto: a Etapa Leite, que começa no próximo domingo, 15, e segue até 21 de setembro, e a Etapa Corte, de 28 de setembro a 4 de outubro.
Na primeira etapa, a exposição vai sediar a 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro e da Exposição Interestadual do Girolando. As duas exposições são organizadas pela Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista (Láctea Noroeste). Esta edição terá como foco as principais raças produtoras de leite do Brasil: o Gir Leiteiro e o Girolando. A etapa dedicada ao leite incluirá exposições, torneios leiteiros, julgamentos e leilões, que visam aumentar a visibilidade dos animais e dos criadores, promovendo oportunidades de negócios no setor.
A expectativa é de que cerca de 700 cabeças de gado, entre Gir Leiteiro e Girolando — este último responsável por 80% da produção de leite no país — participem do evento. Os torneios, que ocorrerão entre os dias 15 e 18 de setembro, contarão com 55 animais, sendo 40 Gir Leiteiros e 15 Girolandos. As ordenhas serão realizadas de manhã e à tarde, com a premiação programada para o último dia de competição. O torneio premiará o animal que produzir a maior quantidade de leite, de acordo com a pesagem.
Durante os dias 19, 20 e 21 de setembro, os animais serão julgados com base em categorias que consideram idade, peso e genética. Esses julgamentos premiarão os pecuaristas que investem na melhoria das raças e proporcionarão um espaço para o setor leiteiro trocar experiências, informações e tecnologias. A feira começou com 90 animais leiteiros na EXPO 2017 e agora trouxe a Nacional do Gir e a Interestadual do Girolando.
O evento contará com grandes leilões de elite coroando a participação do leite, que é uma referência na pecuária paulista. Entre os dias 18 e 20 de setembro, quatro leilões das raças leiteiras ocorrerão às 20:00, apresentando uma seleção criteriosa de animais de alta qualidade genética. A expectativa para esses leilões é alta, tanto para compradores quanto para expositores, em busca de bons negócios.
O InterTech Leite, que começará no dia 16 de setembro às 19:00, será um ponto de encontro para debates e capacitações técnicas. O 2º InterTech Agro promete uma programação também bem completa em 2024, incluindo novas frentes como Mulheres, Cacau e Inovação Pecuária. A feira impacta toda a região, oferecendo aos produtores a oportunidade de expor e aprimorar seu trabalho, enquanto a população tem a chance de ver de perto os resultados dos esforços dos pecuaristas da região e do Brasil. A inscrição no InterTech pode ser feita CLICANDO AQUI.
Entre os dias 25 e 28 de setembro, cerca de 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são cerca de 500 animais. A Expo Rio Preto vai sediar em sua edição de 2024, a Etapa Ouro do ranqueamento da raça nelore. A variação sem chifres, Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro. Devido ao grande volume de bovinos previstos para a Etapa Corte, cerca de 130 animais das raças Santa Gertrudis, Simental Corte e Gir Dupla Aptidão serão julgados dentro da Etapa Leite, de 15 a 21 de setembro (as provas começam no dia 18, com as pesagens).
A Etapa Corte contará com o leilão “Tanabi Leilões” e o “Leilão Mundial Agropecuária” que serão realizados no dia 2 de outubro, às 18:00 e às 20:00, respectivamente. Somente no Leilão Mundial Agropecuária serão ofertados 45 lotes, compostos por fêmeas e prenhezes de alto padrão genético, com expectativa de movimentação de R$ 5 milhões.
Resgatando raízes da música nacional, o evento traz de volta o 3º Festival da Moda de Viola de São José do Rio Preto, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, premiando os melhores violeiros e intérpretes. O impacto da Expo Rio Preto SICREDI vai além do setor agropecuário. A feira tem um papel fundamental na economia local, impulsionando o turismo e gerando empregos, além de atrair investimentos para a região. A importância do evento, com sua capacidade de reunir expositores e visitantes de várias partes do Brasil, contribui para o desenvolvimento regional: só no ano passado, foram mais de 3 mil animais expostos, 140 expositores, R$ 17 milhões em negócios gerados e 1.500 vagas de empregos temporários.