APICULTURA -  Como montar um apiário

Ciência e TecnologiaCriaçãoDicasGestão, Mercado e Economia

Avicultura – Salmonella: filhotes podem ser protegidos com vacinação das matrizes

Pintinho saindo do ovo

Sim. É possível. Mas, para assegurar resultados positivos, o programa de vacinação tem que obedecer um calendário e orientações técnicas rigorosas

A vacinação das matrizes é muito importante para a saúde dos futuros frangos, afinal, elas passam os primeiros anticorpos para os filhotes.

Durante a vida, as matrizes recebem uma série de vacinas e a imunidade da matriz é, em parte, transmitida através da gema, para seus filhotinhos.

Desta forma, um bom programa vacinal é muito importante. A vacinação pode ser realizada de três maneiras.

  • via água de bebida,
  • via ocular (uma gotinha no olho do pintinho),
  • a intramuscular (a mais comum).

Controle de doenças

As vacinas são uma das ferramentas utilizadas no controle de doenças, colaborando para uma barreira sanitária e, consequentemente, em conjunto com outras iniciativas sanitárias, garantindo a produção segura de alimentos de qualidade. As vacinas adotadas (newcastle, salmonella, marek, pneumovírus, entre outras), possibilitam a produção de ovos férteis e garantem a segurança alimentar.

Bactéria Salmonella

Portanto, a vacinação promove a proteção contra doenças das próprias matrizes e a transferência de imunidade para seus filhotes. Um bom programa de vacinação deve estar baseado num um planejamento prévio. Conhecimentos como quais materiais serão necessários, quantidades ideais e o tempo que será preciso investir no processo são fundamentais. Os cálculos devem ser precisos.Outra preocupação que o produtor deve ter é a conservação da vacina, seja ela oral, intramuscular ou ocular. Uma geladeira deve ser separada exclusivamente para esta finalidade, com temperatura controlada e adequada. Durante todo o período de armazenamento, é importante registrar todas as informações do processo para avaliação e necessários ajustes.

Leia também: