Ícone do site AGRONEGÓCIO

Sementes misteriosas! Encomendas chegam pelos Correios… Cuidado!

Pacotinho de sementes enviadas pelos Correios
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento disparou alerta contra sementes misteriosas
 
Estranhos pacotes com sementes vêm sendo entregues pelos Correios em diversas localidades do país. As encomendas chegam sem que o destinatário as tenha solicitado e as embalagens estão sendo tratadas como um mistério a ser desvendado.

O órgão pede que as pessoas tenham cuidado e não abram encomendas deste tipo.
 
Além disso, a orientação é para que o pacote seja levado a uma das unidades das Superintendências Federais de Agricultura, ou que a pessoa entre em contato por telefone.

Investigação de possível ameaça

Após o recolhimento, o material será encaminhado para laboratório, onde exames vão detectar a origem da espécie e possíveis pragas que possam oferecer risco fitossanitário à agricultura brasileira. Desta forma, não será necessário o plantio para análise.


ATENÇÃO!
 
– Não abra a embalagem.
– Não jogue as embalagens no lixo.
– Encaminhe-as imediatamente aos órgãos competentes para passar por perícia.
– Não reaproveite as embalagens misteriosas.
 
As embalagens surgem com selos da China, porém, o governo daquele país nega qualquer envio. Não há informações seguras da origem dos envelopes que podem estar trazendo sementes de plantas exóticas com o intuito de decorar os ambientes de forma promocional junto ou não com compras realizadas pela internet como se fossem brindes, descritas como jóias, mas, ao mesmo tempo, pode ser um grande perigo à saúde pública e à agricultura.

O sinal vermelho está por todo o Brasil!

Os órgãos de defesa agropecuária estão em alerta para evitar o trânsito e plantio inadequado de mudas que não são certificadas e que poderão provocar grandes estragos.

Esteja vigilante e se reporte à superintendência do Ministério no estado para que, rapidamente, inicie-se a análise do conteúdo das embalagens, em laboratório seguro e conveniado.
 
A investigação está em andamento, nos quatro estados onde foram entregues as encomendas.
 
Como tudo ainda é uma incógnita, a preocupação com os pacotes passa ainda pelo receio que possam trazer doenças ou devastar plantações inteiras. Algumas pragas podem ser introduzidas e provocar grandes prejuízos com a destruição de árvores adultas, causando desmatamento e prejuízos econômicos com destruição de cultivos.

Fique ligado! Aja rapidamente!
 
Leia também:
 
Sair da versão mobile