O tradicional evento volta a ser realizado em Santos depois de muitos anos, reunindo produtores e compradores do principal produto de exportação brasileira
A Associação Comercial de Santos (ACS) definiu os últimos detalhes da programação da 24ª edição do Seminário Internacional do Café, que será realizado de 21 a 23 de maio, no Blue Med Convention Center, à Pr. Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia, em Santos/SP. O fórum terá nomes renomados no cenário internacional integrando os painéis previstos.
O tradicional evento da Associação Comercial de Santos (ACS), volta a ser realizado em Santos depois de muitos anos, reunindo produtores e compradores do principal produto de exportação brasileira. É um evento bienal que reúne especialistas, produtores, pesquisadores e representantes da indústria de café de todo o mundo para discutir os desafios e as tendências do setor, excelente oportunidade para mostrar a cidade de Santos, mostrando uma cidade que foi construída para ser exportadora de café. Toda a história de Santos está ligada ao café, e o Brasil é hoje o maior produtor e tem as exportações concentradas no Porto de Santos.
Toda a programação de palestras foi elaborada com o intuito de mostrar os cenários atuais, com seus desafios, e apontar os melhores caminhos, a fim de que o setor aproveite todas as oportunidades que vão surgir. Além de muito conteúdo, o evento proporciona momentos de networking. O objetivo é que reuniões e visitações que compõem o cronograma possibilitem que novos negócios e parcerias sejam fechados ao longo do seminário.
Entre os assuntos a serem abordados, o mercado atual será debatido no painel dos CEOs que irão avaliar se o excedente da safra deste ano será suficiente para atender à demanda mundial. Além de debater o presente, o seminário vai falar do futuro da cafeína, que segue ganhando formatos diferentes de consumo. Os especialistas, que atuam em mercados distintos no âmbito global, terão a responsabilidade de analisar o desenvolvimento de modos alternativos de uso do café para os mais variados locais e culturas. Evidentemente, também serão abordados formatos atuais, como o café convencional, em cápsula, solúvel e afins.
Ademais das questões ligadas ao mercado, o cuidado com o meio ambiente terá grande destaque na programação. Um dos pontos altos será a participação da diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade. A convidada vai discorrer a respeito de sustentabilidade no café e economia circular, bem como mecanismos de financiamento de produtores.
Já no painel Regulatório/ESG, estarão representadas as principais associações do mundo, como a britânica e a suíça, focando o novo fluxo do comércio global em tempos de ESG, envolvendo padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa.
O debate passa por novas regulações, considerando o impacto das legislações no fluxo e na forma de se comercializar café. O principal ponto é o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR) ou Regulação de Livre Desmatamento da União Europeia em tradução simples. Está previsto que, a partir de 2025, todo produto que entrar em território europeu deverá ter comprovação de que é oriundo de área não desmatada. Por fim, os palestrantes irão ponderar o quanto o Brasil está preparado para este desafio.
O uso da tecnologia para ajudar em toda esta conjuntura também terá espaço na programação. No painel Inovação, os especialistas vão refletir a respeito da Inteligência Artificial (IA) na agricultura, julgando como os novos sistemas podem ajudar na produção agrícola e em pesquisas.
Haverá, também, um painel voltado para o marketing abordando a força do café brasileiro e a importância de fortalecer e explorar mais a imagem do café brasileiro no mundo. O país é o maior exportador do planeta, respondendo por até 35% da oferta da bebida. O evento conta, ainda, com um painel com foco em infraestrutura e os impactos na movimentação de cargas pelo Porto de Santos, que embarca cerca de 80% do café exportado pelo Brasil.
Além das palestras e debates, o evento conta com uma feira de negógios, onde os participantes podem conhecer as últimas novidades em equipamentos, insumos e tecnologias para a produção e processamento do café. A organização ressalta a ideia de formar parcerias nas áreas cultural e de turismo, nos moldes da 14ª Conferência Anual das Cidades Criativas da Unesco, que mobilizou a rede hoteleira e o comércio em julho do ano passado. O objetivo é envolver a cidade e aproveitar o potencial que Santos tem, mostrando atrações como a Bolsa Oficial do Café, o Museu Pelé, os bondes e a rede hoteleira, com muito a oferecer em cultura, hospitalidade e infraestrutura.
O evento realizado no ano passado bateu recorde de público, reunindo mais de 600 participantes, de mais de 20 países, principalmente da Europa, além dos Estados Unidos. Os organizadores destacam a importância de resgatar o evento para Santos, pelo significado do porto na exportação do café brasileiro. O 24º Seminário Internacional do Café tem o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serasa Experian, Nucoffee, Cooxupé dentre outros parceiros e conta com o apoio da Prefeitura de Santos.
Para efetuar a inscrição e conferir mais informações sobre o evento CLIQUE AQUI.