Plantas, bactérias, lixo, sol, são alguns dos causadores
Existem diversos tipos de intoxicação que acometem bovinos. Os sintomas podem apresentar tipos de contaminações diferentes. Saber quais são eles torna mais fácil o tratamento.
Essa intoxicação pode ser de diversas formas. Na propriedade mesmo… Se o ambiente não for limpo e adequado para bovinos, torna-se um fator de risco. Plantas, bactérias, lixo, sol, são alguns dos causadores. Vamos entender cada uma elas?
Os bovinos são animais muito curiosos
Tendem a mexer em objetivos e entulhos desconhecidos. Porém, infelizmente, muitas vezes são contaminados por bactérias, parasitas e substâncias químicas encontradas em plantas.
Por isso, fazer varredura na propriedade e ao redor dela, é sempre uma ação segura. Ao sinal de qualquer objeto estranho, retire-o do local. Os bovinos também podem se machucar, além dos profissionais que atuam na sua produção.
Como a vaca se intoxica?
Plantas: No Brasil, temos 50 plantas classificadas como tóxicas para bovinos. Ou seja, causam grandes danos na saúde do animal. Dependendo do grau de intoxicação, pode levar a vaca a óbito. Os ativos das plantas agem rapidamente no organismo, por isso, é muito difícil a cura.
O que faz a vaca consumir plantas tóxicas? Fome! Se seu animal não está sendo nutrido e saciado, ele irá procurar fontes alimentares em outro lugar fora do cocho.
Botulismo: Muitos pensam que é uma infecção. Mas o botulismo é uma intoxicação. A causa é a absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo. Ou quando recebem suplementação alimentar inadequada.
Requeima: causada por plantas, a requeima é uma intoxicação que acontece quando os animais são expostos ao sol. Entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas a luz solar. Muitas vezes, essas lesões são acompanhadas por bicheiras e outras infecções.
Vaca intoxicada tem alimentação ineficaz
A maioria dos casos de vacas intoxicadas é a falta de alimentação adequada. Quando está desnutrida, mesmo com ração em grande quantidade, há deficiência de nutrientes essenciais. A ração e pastagem por si apenas, são insuficientes. Como resultado, não conseguem fornecer o que realmente essas vacas precisam para estar com o organismo saudável. Portanto, não produzem de acordo com o esperado pelo produtor.
Principalmente, as vacas produtoras de leite e responsáveis pela reprodução precisam ter o fósforo e o cálcio como principais nutrientes, inseridos todos os dias na alimentação. Essa introdução evita todos os problemas citados acima, além de outros.
A vaca intoxicada pode significar uma perda para o produtor
Além disso, dependendo da doença, pode ser transmitida a outros animais. Já pensou seu rebanho todo contaminado?
Isso significa que investir em sais mineral, proteinado e virginiamicina que são ricos não só em cálcio e fósforo, não é algo em vão. Pelo contrário. Todos os seus animais estarão fortalecidos, com peso em dia, protegidos de dentro para fora contra diversos parasitas e doenças que impedem que a pecuária brasileira avance cada vez.
Siga estas dicas e fique atento aos sinais. Qualquer problema, lembre-se de acionar imediatamente o veterinário.
Leia também: