APICULTURA -  Como montar um apiário

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventosOnline, TV, Lives e Webinars

Sistemas agrossilvipastoris na América Latina e no Caribe é o tema de seminário internacional

Gado em sistema ILPF

Evento gratuito online vai propiciar o intercâmbio de conhecimentos científicos e práticos e reforçar o valor da ILPF

Entre os dias 1 e 4 de setembro, palestrantes do Brasil e mais sete países da América Latina e Caribe irão apresentar os sistemas agrossilvipastoris a produtores, técnicos, comunidade científica e interessados no tema, e ainda trocar experiências de instituições de pesquisa que estudam e realizam experimentos nesses sistemas no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, Chile e Cuba. O seminário, aberto gratuitamente a todos os públicos, será realizado entre 16h e 19h e será transmitido online por meio do canal YouTube da Embrapa.

O evento foi uma articulação da Embrapa Cocais, Unidade da Embrapa no Maranhão, e tem coordenação das seguintes instituições, por país participante: Brasil – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa Cocais, Associação Rede ILPF e Gintegra; Argentina – Rede Argentina de Ciência e Tecnologia Florestal – Conicet; Chile – Instituto de Ciências Agroalimentares, Animais e Ambientais – Universidade de O’Higgins; Colômbia – Centro de Pesquisa em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária; Cuba – Estação Experimental de Pastos e Forragens Indio Hatuey; México – Rede Temática de Sistemas Agroflorestales de México; Paraguai – Faculdade de Ciências Agrárias – Universidade Nacional de Assunção; Uruguai – Polo Agroflorestal – Casa da Universidade de Cerro Largo – Universidade da República e Rede Global de Sistemas Agrossilvipastoris.

Sabendo-se que cada país tem modelos específicos de sistemas agrossilvipastoris, o evento vai propiciar o intercâmbio de conhecimentos científicos e práticos e reforçar o valor da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF, tecnologia desenvolvida pela Embrapa. A ILPF tem se mostrado eficiente em todo o Brasil, com retornos econômico, ambiental e social positivos. Com adoção de ILPF por pecuaristas, é possível aumento considerável na produtividade da pecuária nacional, mantendo as mesmas áreas atuais de pastagem, sem a necessidade de desmatamento e abertura de novas áreas. Na região Nordeste, a ILPF é fundamental aos sistemas produtivos pecuários, pois aumenta a renda do produtor e oferece meios de convivência com as adversidades climáticas.

Rebanho nelore em sistema ILPF

Para lidar com os desafios do panorama atual, de crescimento populacional, esgotamento de recursos naturais, mudança do clima, degradação de solos e urbanização, é fundamental pensar em soluções. Isso requer uma abordagem sistêmica que gerencia as complexidades de maneira sustentável, responsável e ética. Nesse sentido, a adoção de tecnologias e sistemas sustentáveis de produção de alimentos é extremamente importante para se garantir segurança alimentar e nutricional da população e a preservação do meio ambiente, como a ILPF, dizem os pesquisadores. Trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada em qualquer propriedade, levando em consideração as características locais e regionais. Estima-se que a área ocupada com ILPF ocupe hoje mais de 17 milhões de hectares e objetiva-se atingir 30 milhões em 2030. A ILPF é uma tecnologia para a prática agropecuária de baixo carbono e que o Brasil tem compromisso de diminuir suas emissões até 2030.

As inscrições para o seminário internacional podem ser feitas até dia 31 de agosto CLICANDO AQUI. Será emitido certificado, pela Embrapa, aos participantes. Para isso, será disponibilizada uma lista de frequência em cada apresentação, de cada país. Para obter o certificado, é necessário ter pelo menos 75% de presença até o final do evento. Para conferir a programação e mais detalhes do evento acesse CLICANDO AQUI.

Leia também: