Tecnologia que usa turbinas de correnteza podem ser colocadas nos canais dos rios sem alterar seus fluxos naturais
A fonte hídrica é uma das maiores do mundo, responsável atualmente por metade de toda a produção de energia renovável.
No entanto, a grande discussão na área da geração de energia atualmente está focada justamente na necessidade das hidrelétricas. Os questionamentos com relação à construção de represas, que modificam de forma drástica o ambiente ao redor e o risco que representam para as populações do entorno, faz com que alternativas mais inovadoras comecem a mudar o futuro deste tipo de geração.
Tragédias que poderiam ter sido evitadas
Para se ter uma ideia, no caso da usina hidrelétrica de Belo Monte, os cientistas chegaram à conclusão de que dois terços da energia produzida pela usina poderiam ser gerados utilizando apenas turbinas na correnteza do rio Xingu! Imagina. Sem que fosse necessária a construção de uma represa que custa uma FORTUNA, sem causar os impactos ambientais desastrosos, haveria a possibilidade de gerar tamanha quantidade de energia! E isto evitaria desastres com rompimentos de barragens que no Brasil são uma realidade assustadora para todas as populações que se estabelecem próximo às barragens.
E os especialistas ainda ressaltaram que dependendo da localidade, os resultados das turbinas tendem a ser ainda melhores!
A turbina de correnteza
A geração de energia por meio de turbinas de correnteza é mais barata do que com as usinas hidrelétricas de barragens, isso por conta dos custos ambientais e sociais que são muito menores. Elas são “fish friendly”, isto é, preservam as populações piscícolas do rio onde estão instaladas, principalmente as espécies que realizam a piracema para reproduzirem-se!!!
É possível instalar pequenas usinas hidrelétricas e lagoas de armazenamento em cada cachoeira, com o objetivo de criar um sistema para atender à necessidade de energia regional e garantir um fornecimento estável.
Turbinas de pequeno porte ligadas em série
Os cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, estão trabalhando em pequenas turbinas que possuem capacidade de serem utilizadas em série para aproveitar da melhor forma o fluxo dos rios sem que seja necessária a construção de represas, preservando a conectividade do rio para os peixes, navegação e sedimentos.
Segundo os cientistas, com a utilização de sistemas e controles eletrônicos de potência, a pequena usina hidrelétrica possui maior flexibilidade e faz com que ela produza energia renovável de confiança, com armazenamento de energia despachável quando necessário, tornando possível que os operadores do sistema a integrem na rede de recursos de energia renovável menos flexíveis, como a energia eólica e a solar.
Leia também:
BlogOpinião – A Energia solar é uma alternativa para a crise hídrica?
Seca – Reservatórios vazios obrigam a escolher entre energia ou peixes!
BlogTec RuraltecTV – Turbina eólica sem pás revoluciona a geração de energia renovável
Leia outros artigos do BlogSustentabilidade RuraltecTV clicando no LINK.