O painel fotovoltaico é um dos principais componentes de um sistema de energia solar e sua função é transformar a energia solar em energia elétrica.
O que é a energia fotovoltaica?
A energia solar pode ser divida em três sistemas diferentes, sendo eles o sistema fotovoltaico, heliotérmico e fototérmico.
A energia fotovoltaica trata-se da conversão direta de radiação solar em energia elétrica. Isso acontece por meio de células fotovoltaicas, compostas por materiais semicondutores, como o silício (Si).
Como o painel fotovoltaico funciona?
Formado por um conjunto de células fotovoltaicas, o painel possui elétrons que, ao serem atingidos pelos fótons da luz solar, agitam-se e são forçados a tomarem uma direção, formando uma corrente elétrica. Dessa maneira, a eletricidade é gerada por meio do efeito fotovoltaico.
O painel pode ser utilizado sozinho ou pode ser conectado em outros para formar um sistema elétrico maior. Assim, os sistemas fotovoltaicos podem ser construídos para atender praticamente qualquer necessidade de energia elétrica, pequena ou grande.
Sistemas fotovoltaicos
Um sistema fotovoltaico aponta o modelo em que o kit de energia solar fotovoltaico deve seguir na sua instalação. Existem dois modelos que se diferenciam pela conexão com a rede de distribuição de energia elétrica.
- Off-grid
O sistema off-grid de energia solar, também chamado de sistema autônomo ou isolado, não é conectado à rede de distribuição de energia elétrica. Ele é usado para propósitos específicos e pequenos, como bombeamento de água e iluminação pública. Dessa maneira, a energia solar off-grid excedente gerada é armazenada em baterias e utilizada em momentos com pouca ou nenhuma incidência de luz solar.
- On-grid
O sistema on-grid de energia solar, também chamado de grid-tie, compreende um sistema que precisa estar conectado à rede de distribuição de energia elétrica (geração distribuída), tendo o inversor solar on-grid como principal diferencial. Dessa forma, o kit solar on-grid não dispõe de bateria para o armazenamento de eletricidade e o inversor solar ou inversor on-grid, tem a função de sincronizar com a rede pública.
Com essa função, toda energia solar on-grid excedente é mandada para a rede elétrica da distribuidora de energia, sendo convertida em créditos de energia. Desse modo, esses créditos podem ser utilizados quando a irradiação solar não for suficiente para suprir a demanda.
O que diz a legislação?
A lei 14300/22 de energia solar foi feita para regular a geração de energia solar no Brasil, instituindo, também, o Marco Legal para a mini e microgeração dessa energia. Ela estabelece diretrizes para instalação, taxação, potência máxima e geração de energia compartilhada para energia solar residencial, usina solar e fazenda de energia solar.
Essa lei também determina que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) seja responsável por oferecer um formulário padrão para a solicitação de mini e microgeração distribuída e todas as informações necessárias para a elaboração do projeto solar ao consumidor.