MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

EventosExposições, Feiras e FestivaisLeilõesPremiações e Competições

Tradição, cultura e negócios na Feovelha 2025

Chamada para a Feovelha 2025

Está quase tudo pronto no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, para receber a 41ª edição tão esperada Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), conhecida pela maior e melhor oferta de ovinos do país, um evento que reúne tradição, cultura e negócios nos dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro. O município gaúcho se transforma em um polo de encontro para produtores, criadores de ovinos, cabanheiros, comerciantes, visitantes e amantes da cultura gaúcha. Com diversas novidades e uma programação imperdível, a feira promete superar todas as expectativas.

Com entrada gratuita, a Feovelha chega a mais uma edição com uma programação diversificada para todos os gostos. Os participantes poderão conferir os tradicionais remates, onde os melhores ovinos são comercializados. O Sindicato Rural de Pinheiro Machado, em parceria com diversos órgãos e empresas, trabalhou incansavelmente para oferecer uma estrutura ainda mais completa e moderna aos visitantes. É a feira mais esperada da região e toda a programação foi pensada para valorizar e integrar todos os que fazem parte deste grande evento, além de fortalecer os laços entre os expositores e visitantes.

Remate na Feovelha
Remate na Feovelha
Animal premiado na pista
Animal premiado na pista

O Parque Charrua passou por diversas melhorias, garantindo maior conforto e segurança para todos, ficando ainda mais bonito e acolhedor com as melhorias necessárias para valorizar um dos principais cartões postais do município. Os 41 anos de feira serão contemplados com uma extensa programação e variada, atendendo a todos os públicos. Além dos tradicionais remates e julgamentos, a feira oferecerá shows, palestras, gineteada, gastronomia regional, rodeios, competições esportivas, encontro de baixos, pavilhões da agricultura familiar e da indústria e comércio e muito mais. Um dos destaques dessa edição é o pavilhão Terroir, com a demonstração dos sabores e aromas da região com vinhos, azeites e a carne de cordeiro da região.

Para quem busca conhecimento, a feira oferece um espaço dedicado a palestras e oficinas sobre diversos temas relacionados ao agronegócio e à cultura gaúcha, além da Feira do Artesanato em Lã da Emater, com peças exclusivas e criativas, é outra atração imperdível. O evento promete ser mais um marco na história da ovinocultura e também do município, se consolidando como uma das maiores e mais importantes feiras do estado do setor de ovinos.

Na última edição foram comercializados 1.389 animais, com faturamento de R$ 657.630,00 e média geral de R$ 473,55, contando ainda com cerca de 40 estandes entre comércio em geral, apoiadores e patrocinadores. Durante o Rematão, foram vendidos 96% dos animais que entraram em pista, consolidando cada vez mais a questão da liquidez e firmando a Feovelha como um excelente lugar para fazer negócios, destacando-se a qualidade dos animais e os 24% de aumento na média geral em relação a edição anterior.

Leia também: