O Fórum Econômico Mundial anunciou que, até 2022, mais de 60% do PIB global será digitalizado e cerca de 70% do novo valor criado, na próxima década, será baseado em plataformas ativadas digitalmente
Não há mais como escapar da transformação digital! Ela está remodelando todos os setores existentes. Inclusive, o agronegócio!!
Enquanto isso, o planeta enfrenta enormes desafios, como mudanças climáticas, desastres naturais, pandemias e tantos outros riscos ambientais. Outra questão em voga é a escassez de recursos, o que aliado ao que já foi exposto, nos impulsiona a não apenas repensar, mas atuar decisivamente na questão da sustentabilidade.
“Tornar-se um fornecedor verde” é uma tendência que reflete as demandas do consumidor em geral. Empresas com altas classificações ambientais, sociais e de governança (ESG) já superam seus concorrentes, garantindo mais investidores e consumidores. E esta preferência só vai aumentar.
Das empresas que fazem parte da Fortune 500, 86% publicaram relatórios de sustentabilidade em 2018, em comparação com 20% a menos dez anos atrás, o que só confirma esta tendência.
À medida que as forças da transformação digital e da sustentabilidade continuam acelerando, empresas buscarão parcerias com líderes do setor que defendam a inovação da sustentabilidade e a responsabilidade social.
O aumento pela busca de mais responsabilidade ambiental, tecnologias digitais como inteligência artificial (IA), machine learning (ML), internet das coisas (IoT) e computação em nuvem já estão ajudando as organizações a alcançar objetivos de sustentabilidade de várias maneiras.
A Inteligência Artificial interconecta todos os setores de uma cidade, tornando-a mais “eficiente”, melhorando a resposta a desastres, reduzindo a poluição do ar, tornando as energias renováveis mais acessíveis e ajudando a tornar os edifícios mais sustentáveis e ecológicos.
Os modelos de analytics e ML estão avançando na agricultura/irrigação e automatizando processos, aumentando a produtividade, diminuindo a incidência de pragas, minimizando os impactos ambientais, otimizando a produção e racionalizando a distribuição de energias renováveis.
Inovações digitais e tecnológicas como essas oferecerão a empresas de todas as atividades a oportunidade de superar barreiras, permitirão que as empresas automatizem o fornecimento de ativos e produtos com base na demanda, garantam a resiliência da cadeia de suprimentos e fiquem à frente das mudanças nas regulamentações ambientais.
Todos os atores da cadeia produtiva rural devem estar atentos a estas tendências. Desde a agricultura familiar até as grandes corporações.
No caso dos pequenos e médios produtores, a conexão direta (via aplicativos) com pequenos comércios de alimentos, voltados para as exigências do mercado de produtos mais saudáveis e orgânicos, ou até mesmo diretamente com o consumidor, está transformando o dia a dia no campo, criando novos nichos de mercado, novos públicos e maior rentabilidade. “Obrigado, tecnologia!”
Conectar, preservar e desenvolver um mundo digital mais sustentável. Eis os desafios das empresas do futuro. E a Transformação Digital é uma grande aliada neste sentido.