A transformação digital está revolucionando o agronegócio brasileiro em todo ciclo da sustentabilidade à comercialização, passando pelo planejamento de safra, financiamento e gerenciamento de riscos
71% dos agricultores usam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao campo e 33% do total de agricultores estão dispostos a comprar sementes, fertilizantes e defensivos online, segundo estudo recente da Mckinsey & Company.
O e-commerce no agronegócio brasileiro tem mais força que em mercados amadurecidos como os Estados Unidos, no Brasil 36% dos agricultores fazem compras online para o campo, contra 24% dos EUA. Segundo aponta o mesmo estudo, essa tendência é de crescimento para as próximas safras.
Dentre as oportunidades para o e-commerce no setor agro estão principalmente maquinário e insumos agrícolas, onde a jornada de compra começa com pesquisas online no Google, mas a venda é finalizada principalmente via whatsapp. Nesse sentido o e-commerce entra como fonte de pesquisa, informação e conexão da marca com os agricultores.
Uma estratégia incrível para explorar e dar os primeiros passos no e-commerce são os marketplaces, sites que funcionam como agregadores de lojistas e que possuem alto tráfego e tecnologia avançada.
Empresas varejistas já estabelecidas em outras áreas estão ampliando suas plataformas digitais (marketplaces) direcionando-as para o agronegócio. No mesmo caminho, fornecedores com reconhecimento no setor agropecuário estão criando suas próprias lojas virtuais, com produtos para nutrição da pecuária de leite e de corte e equinos.
Um ponto de alerta para o mercado é a segurança digital: 39% do total dos agricultores pesquisados pela Mckinsey considera a segurança nas compras online como a principal barreira, tanto do ponto de vista transacional, quanto de entrega no prazo, visto que 1 semana de atraso pode fazer toda a diferença no plantio, por exemplo.
Uma grande revolução se aproxima do agronegócio brasileiro e estar conectado a ela fará toda diferença na sustentabilidade, crescimento e sucesso dos seus negócios!
Fonte: Senar-SC/4FCom – Artigo de Helenice Moura, presidente do Comitê de Líderes de e-commerce, fundadora da A Liga Digital.