Vamos nos atualizar e entender melhor como se deve transportar um cavalo com segurança?
O deslocamento requer, muitas vezes, que os cavalos percorram grandes distâncias dentro de trailers ou caminhões e diversos pontos podem comprometer a saúde deles. Transportar com segurança minimiza os possíveis problemas.
Não se esqueça de levar em conta as obrigações sanitárias exigidas para o transporte e a GTA – Guia de Transporte Animal.
– Embarque e desembarque. Os caminhões, chamados boiadeiros, nem sempre estão preparados para o transporte de equinos. Ao serem contratados (frete), transportam bovinos e equinos necessitando de embarcadores/desembarcadores. Os acidentes mais comuns ocorrem nos membros locomotores e na cabeça. Geralmente acontecem durante embarque e desembarque. Podem acontecer também devido a freadas bruscas durante a viagem, falta de habilidade do motorista em curvas acentuadas etc.
Se seus cavalos são criados para exposições ou eventos que exijam essas longas viagens, é aconselhável o treinamento para estas situações. Este treino habitua o animal ao embarque e desembarque em caminhões, trailers, reboques, carretas. Ao contratar o frete, dê preferência a trailers ou carretas que normalmente possuem rampa de acesso acoplada (embarque e desembarque), interior construído exclusivamente para o transporte de equinos (com baias individuais e acolchoadas) e muitos deles climatizados.
– Privação de água e alimentos. Esta situação, por um longo período, pode acarretar pleuropneumonia ou febre do transporte, doença que está relacionada à queda da imunidade devido ao estresse. Esse problema gera uma dificuldade respiratória importante.
Não permita que o animal viaje com cabrestos amarrados impedindo-o de abaixar a cabeça. Isto reduz a defesa natural das vias respiratórias. A falta de ventilação também provoca problemas respiratórios.
Um problema muito mais frequente em viagens onde ocorre a privação de água é o aumento na frequência respiratória, nos batimentos cardíacos e alterações sanguíneas e desidratação. A desidratação pode desencadear várias doenças tais como a laminite, impactações de cólon (cólicas), doenças musculares e redução da função renal.
– Condições de Transporte. Os principais problemas acontecem durante embarque ou desembarque, pois neste momento ocorrem acidentes, provocando lesões, algumas graves inutilizando o cavalo parcialmente ou definitivamente para atividades esportivas. Animais que apresentam maior resistência ao embarque, têm maior predisposição ao estresse.
O tempo de viagem interfere na fisiologia do cavalo, ocorrendo após muitas horas de viagem, mudanças em seu metabolismo muscular, perda de peso, desidratação, baixa imunidade e estresse elevado. A melhor posição de viagem é em diagonal, já que apresenta maior estabilidade do que posições laterais e paralelas.
Resumindo, seja rígido e exija:
- veículo apropriado para o transporte de equinos (evite improvisações)
- atenção e prudência do motorista (certifique-se que o motorista é treinado para esse tipo de transporte)
- o uso de protetores de locomotores e caudas
- um posicionamento seguro e confortável do animal no veículo
- paradas a cada três horas para descanso
- revisão e ações preventivas no veículo
Fique atento às responsabilidades e aos cuidados no transporte, visando proporcionar melhores condições como conforto, segurança e o bem estar ao seu animal.