Prêmio é um dos maiores reconhecimentos de qualidade na produção de café e de produtores que conquistaram a primeira Denominação de Origem para cafés do Brasil
No próximo dia 13 de novembro, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será palco da cerimônia de premiação do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro (RCM), um dos maiores reconhecimentos de qualidade na produção de café do País. É o momento de reconhecer a dedicação dos produtores que ofertam um café de alta qualidade, responsável, rastreável e que representa a região do cerrado mineiro, a primeira com Denominação de Origem para cafés do Brasil.
Organizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado com o apoio do Sebrae, o evento homenageia os melhores cafés produzidos nos 55 municípios que compõem a Denominação de Origem Cerrado Mineiro. Os cafeeiros são cultivados em áreas com altitude variando entre 800 a 1.300 m, e o resultado são cafés com identidade única e alta qualidade.
O prêmio é dividido em três categorias – Café Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida – e este ano registrou um marco histórico com 547 amostras de café, superando as 500 de 2023. O 12º Prêmio RCM será transmitido ao vivo no YouTube da RCM.