Há 37 anos é um dos maiores eventos do mundo em diversificação agrícola, onde oportunidades e negócios se encontram
A inovação é uma das marcas fortes do Show Rural Coopavel, que chega à sua 37ª edição em fevereiro. A ligação do homem com o campo ganha força e o visitante pode conhecer novas técnicas, ferramentas e contar com os parceiros certos para o crescimento do seu agronegócio. Idealizado e organizado pela Coopavel desde 1989, o evento tem o propósito de difundir conhecimentos, tecnologias e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio. Do pequeno ao grande produtor, todos se reúnem com um único objetivo: produzir alimentos sustentáveis e com responsabilidade socioambiental. A sua 37ª edição será entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2025, à Rodovia BR-277, Km 577, Cascavel/PR, com foco em inovação tecnológica e sustentabilidade. A tradicional missa de abertura, que marca o início do evento, será realizada no dia 9 de fevereiro e terá a presença de várias autoridades.
São cinco dias de evento, mais de 900 expositores de todo o Brasil e do exterior e 720 mil m² preparados para visitante se preocupar apenas em aprender e fazer bons negócios.
- Entrada e estacionamento gratuitos
- Restaurante e lanchonete para refeições
- Ruas cobertas com pontos de hidratação
- Distribuição de protetor solar em todas as entradas
- Atrações para toda a família, como shows musicais, apresentações culturais e atividades para crianças
A feira é o primeiro grande evento do ano, onde você irá conhecer com antecipação as novas tecnologias de grandes expositores nacionais e internacionais. Além de trocar experiências com pesquisadores e profissionais capacitados, que vão demonstrar funcionamento, aplicações e resultados dos produtos em exposição.
Devido à conexão cada vez mais intensa da tecnologia com a produção rural, foi criado, em 2019, um ambiente exclusivo para startups e empresas de inovação. O Show Rural Digital, que atrai a Cascavel protagonistas nacionais e mundiais da revolução digital, trará novidades neste ano, como temáticas que serão aprofundadas em cada um dos cinco dias do evento técnico. O objetivo dessa novidade é ter um evento ainda mais abrangente e instigante, relevando aos visitantes inovações e possibilidades transformadoras que assumirão papel determinante para o futuro do agronegócio brasileiro e mundial e maximizando eficiência, impulsionando a produtividade e minimizando os custos para o pequeno, médio e grande produtor rural e empresas ligadas ao agronegócio. Cada um dos cinco dias oficiais de visitação será dedicado a um tema específico, com a presença de autoridades nos assuntos apresentados, bem como a realização de inúmeras atividades e interações.
Em um espaço de cerca de 5 mil m² no coração do Show Rural Coopavel, o Show Rural Digital conta com estandes das maiores empresas de tecnologia do setor. Nesse ambiente, as pessoas e as empresas mais inovadoras do agronegócio troquem experiências e fechem negócios, a fim de melhorar a agropecuária do futuro. Um dos grandes atrativos será o Iguassu Valley Show, realizado na Arena Hackathon Paraná, reunindo atores do movimento de inovação em atividades voltadas à geração de conhecimentos e ao fortalecimento de parcerias. Ocorrerá também o Fórum de TI das Cooperativas realizado juntamente com um evento internacional, que contará com a participação de representantes do Brasil, Chile, Paraguai e Argentina. O debate focará em tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que impulsionam o setor.
O GovTech Conecta será outro destaque da programação. Essa temática colocará o governo estadual no centro das atenções, promovendo ações em parceria com entidades como a Celepar, a Secretaria de Inovação e a SETI (Transformação Digital). Um dos principais destaques será o Catalisa Paraná, iniciativa do Sebrae que buscará incentivar soluções inovadoras para os desafios governamentais. O Investing Day promete aproximar startups e investidores. Grandes players do mercado, como BRDE, Fomento Paraná, Embrapii e fundos de investimento, estarão presentes, criando oportunidades reais para negócios. Com uma abordagem prática, o evento conectará empreendedores a aceleradoras e construtores de empreendimentos em busca de projetos promissores.
O evento terá ainda a marca do Hack & Sabores, uma fusão de inovação e tradição. Enquanto a Arena Hackathon Paraná abrigará competições intensas da maratona de tecnologia, o Sebrae apresentará uma seleção de comidas típicas do Paraná com Identificação Geográfica (IG). Essa proposta une tecnologia e cultura, celebrando a riqueza do estado em sabores autênticos, surpreendendo e mostrando que a inovação é e continuará como força motriz do desenvolvimento no campo.
A Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” será grande atração do Show Rural 2025, com foco na disseminação de tecnologias voltadas à agricultura orgânica e à transição agroecológica. Com aproximadamente 4,4 mil m2, o espaço simula uma propriedade sustentável e integra práticas inovadoras que buscam aliar produtividade e preservação ambiental. O tema deste ano é “Construindo conhecimento agroecológico”, apresentando áreas temáticas que ilustram práticas sustentáveis, divididas em seis grandes setores:
- Mandala: exposição de espécies nativas, condimentares, aromáticas, medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), com curadoria da Itaipu Binacional.
- Grãos, mandioca e batata-doce: culturas tradicionais e sustentáveis, organizadas em parceria com a Unioeste/CVT, IDR-Paraná, Gebana e Embrapa.
- Sistemas agroflorestais (SAFs): integração de meliponídeos, plantas apícolas, frutíferas regionais e espécies madeiráveis, com suporte da UFFS, Itaipu Binacional, IDR-Paraná e CCA.
- Pecuária sustentável: apresentação de novas plantas forrageiras e uso de mandioca como alternativa econômica na alimentação animal, desenvolvida pelo IDR-Paraná e Embrapa.
- Olericultura em cultivo protegido: demonstração de sistemas de plantio direto com tomate, outras hortaliças e flores, sob a coordenação do IDR-Paraná e Embrapa.
- Sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH): práticas como o cultivo de melancia e uso de plantas de cobertura, desenvolvidas pelo IDR-Paraná e Unioeste.
Além das áreas principais, serão apresentadas outras soluções práticas de inovações transversais, como:
- Protótipo de galinheiro móvel com artesanato em crochê.
- Maquete viva com cultivo suspenso em SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças).
- Exposição de flores comerciais a campo e em vasos.
- Dinâmicas de turismo sustentável e práticas de preservação da saúde.
Essas iniciativas buscam promover a agroecologia, oferecendo alternativas para geração de renda a agricultores familiares e fortalecendo a produção orgânica no Paraná, com alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O espaço conta ainda com o suporte de 16 parceiros, incluindo instituições como o IDR-Paraná, Embrapa, Itaipu Binacional, universidades (Unioeste, UFFS, UFPR) e cooperativas locais. A coordenação é realizada por meio do convênio VITÓRIAS – Vitrines Tecnológicas para Agroecologia e Sustentabilidade, com a execução liderada pelo IDR-Paraná, gestão administrativa da Fapeagro e patrocínio da Itaipu Binacional.
A edição de 2024 foi um grande sucesso, com 391 mil visitantes, um recorde histórico para o evento, R$ 6,1 bilhões em negócios gerados, demonstrando a força do agronegócio brasileiro, mais de 800 expositores de diversos setores, apresentando as últimas novidades em tecnologia, produtos e serviços para o agronegócio e uma ampla programação de palestras, workshops, demonstrações técnicas e outras atividades, com foco na capacitação e atualização dos profissionais do setor. O Show Rural 2025 reforça seu compromisso em posicionar o Paraná como referência em práticas agroecológicas, promovendo inovação e sustentabilidade para o agronegócio brasileiro.