APICULTURA -  Como montar um apiário

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasLeilõesOnline, TV, Lives e WebinarsPremiações e Competições

Visitante não precisará comprovar vacinação contra o Covid-19 para acessar a Expointer

Logo da Expointer

O governo se compromete a cumprir protocolos rígidos de segurança no Parque Assis Brasil

Esteio receberá 25 mil pessoas por dia no Parque de Exposições Assis Brasil, entre 4 e 12 de setembro, sendo 15 mil visitantes e 10 mil funcionários e expositores, para a 44ª Expointer, primeira entre as grandes feiras agrícolas a ser realizada presencialmente no país desde o início da pandemia de Covid-19. A edição do ano passado ocorreu apenas de forma virtual.

O lançamento oficial da Expointer, chamada de feira da retomada, foi feito na semana passada pelo governador Eduardo Leite e por entidades organizadoras.

A feira terá um formato especial com todos os protocolos sanitários e restrição de público por causa da pandemia da Covid-19. Haverá fiscalização e abordagem das pessoas para cumprimento dos protocolos, como o uso obrigatório e correto da máscara, mas não há como eliminar todo o risco.

Cavalo e seu criador ao fundo

Todos que vão trabalhar na feira foram vacinados previamente e deverão apresentar na entrada no primeiro dia um teste de antígeno ou RT PCR feito no máximo 72 horas antes. Já os visitantes deverão preencher uma declaração de que estão sem sintomas e se comprometer a cumprir os protocolos sanitários.

A organização optou pela não exigência da apresentação de atestado de vacinação pelos visitantes, já que o número que vai circular diariamente pelo parque de 141 hectares, que tem a maior parte de sua área aberta, é menor do que o total de pessoas que circulam por shoppings do país. Além do que, segundo o governo, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deve ser aplicada em toda a população do Estado até o fim deste mês.

As catracas do parque vão travar quando atingir o número máximo de 25 mil pessoas. Cem monitores vão trabalhar no local para fiscalizar e alertar sobre os protocolos. Será proibido qualquer tipo de alimentação em pé, excursões, shows, música alta, danças e o funcionamento do parque de diversões.

Logo da Expointer

Além disso, as mesas dos restaurantes deverão ter distanciamento e comportar no máximo cinco pessoas sentadas e os expositores terão cores no crachás para limitar sua circulação por outras áreas.

Os leilões, premiações e palestras serão realizadas no formato online, em sua maioria, e os eventos que forem presenciais terão também limitação de público.

A Expointer, que já começou a ser montada, deve ter 85 expositores de máquinas e implementos, 216 estandes de produtos da agricultura familiar e 2.825 animais para julgamentos de raça e leilões. Em 2019, na última feira presencial, houve 316 expositores de máquinas e 145 estandes de agricultura familiar. Neste ano, a Expointer recebeu cerca de 400 mil pessoas nos 9 dias e movimentou R$ 2,699 bilhões.

Leia também:

Vem aí o Agro Future Summit

II Show Rural Coopavel de Inverno vem aí

Pecuária inteligente e de resultados será abordada no 1º Encontro Nacional da Pecuária de Decisão