Ícone do site AGRONEGÓCIO

Vitis Aurora apresentará novidades em Pinto Bandeira

Logo do Vitis Aurora

A Cooperativa Vinícola Aurora realiza, entre os dias 13 e 15 de maio, a 7ª edição do Vitis Aurora, feira voltada à inovação, sustentabilidade e negócios no setor vitivinícola. O evento ocorre das 8h às 17h30, na unidade da cooperativa em Pinto Bandeira, Linha 28, 1150 – Zona Rural, na Serra Gaúcha e espera receber mais de cinco mil visitantes, incluindo agricultores, enólogos, estudantes e profissionais do agro.

Estações meteorológicas, fertilizante orgânico, monitoramento dos níveis de potássio na fase foliar, planejamento e acompanhamento de safra e embalagens inteligentes, serão algumas das soluções tecnológicas para o campo que poderão ser conhecidas durante o evento. Além disso, de forma inédita, a vinícola promoverá o HackaVitis, uma maratona voltada para a criação de soluções e a transformação do modelo mental de inovação. Nos dias 24 e 25 de abril, alunos de mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estiveram imersos para desenvolver respostas de dois desafios da área agrícola. O resultado será apresentado no dia 14 de maio, quando serão avaliados e premiados os três primeiros colocados. O HackaVitis surgiu de uma demanda dos próprios produtores, que veem as tecnologias cada vez mais como aliadas no campo para a maior assertividade na vitivinicultura.

Participantes têm a oportunidade de atualização sobre soluções tecnológicas para o campo
Vista aérea da estrutura do evento

Entre os objetivos da criação do Vitis Aurora está a apresentação de novas tecnologias que vêm ao encontro da necessidade de se obter maior precisão, clareza e agilidade no cultivo, com a possibilidade, por exemplo, de retardar processos de poda para maior eficiência ou na aplicação de produtos para controle de pragas e doenças. Idealizada para se tornar referência na viticultura brasileira, promete ser a maior da história. A feira de negócios, inovação e sustentabilidade reunirá mais de 90 expositores, startups e promoverá uma série de palestras e mesas-redondas. Entre os temas para o futuro do campo, estão a palestra sobre tendências climáticas para fruticultura e viticultura – safra 25/26, e a força feminina no cooperativismo e no agro. O futuro da agricultura, com o foco da juventude no campo, também terá destaque na feira.

Durante os três dias, 10 cooperados que conciliam a viticultura com a elaboração de produtos coloniais estarão comercializando os itens no espaço da agricultura familiar. Além disso, a loja da Aurora, unidade de Pinto Bandeira, estará aberta para visitação e venda de produtos. Outras atrações também poderão ser acompanhadas durante o evento, como demonstrações na adequação de vinhedo para colheita mecânica, com utilização de drones e manejo de plantas de cobertura. Também haverá lançamento de máquinas e insumos para fruticultura, minicursos de degustação de vinhos, área de lazer e alimentação e sorteio de brindes. O Vitis Aurora promove conhecimento e inovação, fundamentais para a evolução da vitivinicultura brasileira. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas CLICANDO AQUI.

Leia também:

Sair da versão mobile