Entender mais sobre os custos e as composições de preços vão fazer a diferença e acarretar em uma boa ou má gestão.
Identifique o que é mais representativo! Inicie o detalhamento por estes itens. Não se apegue a coisas pequenas, pois fica caro e o benefício gerado pode não pagar o custo do monitoramento. Fazendas com pouca mão de obra, podem dedicar o tempo do funcionário para atividades produtivas, que geram receita, ao invés de burocratizar o sistema.
Equilibrando um bom manejo do custo e a produção. Primeiro, verifique se o custo/benefício do controle que está sendo realizado vale a pena. Outro fator é: o controle está gerando indicadores úteis? Dedicar tempo à coleta de dados é uma atividade muito cara! Às vezes, é melhor que o funcionário esteja realizando uma atividade mais lucrativa. LEMBRE-SE: o controle de custos deve começar com os itens prioritários!!! Só deve ser ampliado, se gerar benefício suficiente para compensar o custo do controle.
Lembre-se do passado para enfrentar as crises futuras. Por exemplo: o câmbio afeta a sua atividade? No caso da agricultura, ele afeta os insumos. Em produtos exportáveis, como a soja, há um impacto na receita também. Na pecuária, há um impacto médio pelas exportações e um impacto grande pela demanda interna.
Em outras situações, observe qual foi o impacto gerado por outras crises no seu empreendimento. Estes efeitos podem trazer oportunidades também. Esta postura tem relação com vigiar e gerenciar o mercado e não está relacionado com o controle de custos.
Avalie o mercado. 60 a 70% dos custos mais representativos no agro estão “fora da porteira”. Portanto, a gestão de mercado é tão importante quanto a gestão da produção. A maior parte destes itens são custos variáveis e estão ligados às oscilações do mercado, o que leva a estratégia de mercado a trazer grande impacto no lucro do produtor. A oportunidade verdadeira está em saber trabalhar as oscilações do mercado.
A preocupação com o controle de custos tem crescido. A maior parte destes custos são variáveis e, portanto, relacionados ao mercado. Portanto, a gestão que impacta no lucro de fato, é o acompanhamento do mercado.
Leia também: