Você sabe se a saúde da sua empresa está bem ou se precisa de alguns ajustes? Como ter noção da real situação da sua empresa? Já falamos muitas vezes aqui, mas não custa repetir: tudo começa com um bom planejamento! E mais precisamente com um bom planejamento financeiro! Onde você pretende chegar? Como vai fazer para chegar?
A primeira meta financeira do seu negócio deve ser alcançar o ponto de equilíbrio. Mas como alcançá-lo? Como saber se essa meta foi atingida?
Vamos definir o que é ponto de equilíbrio é o mínimo de receitas necessário por mês para cobrir seus custos e despesas. E não ter prejuízo!!!!!
O importante, num primeiro momento, não é ter ganhos… É principalmente não ter perdas!
Para tal, entender os seus custos e despesas é fundamental. E o primeiro problema se dá na coleta de dados. Não dá para saber qual é o seu ponto de equilíbrio sem dados. Levantar os custos e despesas da sua empresa de forma detalhada e clara é a base de tudo.
Depois, o importante é saber como usar estes dados. A análise dos dados é outra etapa fundamental. Com os dados analisados corretamente é possível fazer ajustes em diversas áreas e atividades da cadeia produtiva que poderão gerar economias significativas!
A partir do momento que você gerar uma receita suficiente para cobrir seus custos e suas despesas você atingiu seu ponto de equilíbrio.
A partir daí, o que você gerar de faturamento acima desse ponto é o seu lucro.
Para alcançar esse sucesso financeiro é preciso focar na gestão! Planejamento, metas e estratégias claras e assertivas. Então, comece do básico.
É como plantar ou criar um animal. Começa-se do zero e aí, você vai alimentando, dando condições de desenvolvimento saudável, até que você tenha um bom produto, com ótimo valor de comercialização e com um bom retorno.
Leia também:
Cinco dicas de gestão da propriedade rural
Gestão – Boas práticas no agro
BlogTec RurlatecTV – Gestão: Funcionário motivado é funcionário produtivo!